No dia 27 de maio de 2023, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro celebra seus 75 anos com a abertura da exposição Museu-escola-cidade: o MAM Rio em cinco perspectivas. Com cerca de 500 itens, entre obras do acervo e documentos do arquivo da instituição, a mostra propõe um exercício de memória a partir dos cinco eixos temáticos que foram fundamentais para a sua história, e apresenta um evento que mudou o curso do museu.
O público é convidado a olhar para a trajetória do MAM Rio nas suas três primeiras décadas por meio da educação, do design, da experimentação na produção artística, da Cinemateca e dos movimentos artísticos na história da arte brasileira e internacional, tendo como marco temporal o incêndio de 1978. A curadoria resulta de um esforço de todas as equipes do museu, que se uniram em um processo coletivo para realizar a mostra.
A exposição reúne grandes nomes do acervo do MAM Rio para pontuar os momentos em que o museu foi espaço de experimentação, produção de pensamento e fazer artístico: Abraham Palatnik, Alberto Giacometti, Anita Malfatti, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Candido, Portinari, Carlos Vergara, Carlos Zilio, Cildo Meireles, Constantin Brancuși, Fayga Ostrower, Hélio, Oiticica, Ivan Serpa, Lygia Clark, Lygia Pape, Max Bill, Nelson Leirner, Rubens Gerchman, Tunga e Willys de Castro, dentre 93 nomes da arte brasileira e internacional.
Exposição:
Museu-escola-cidade: o MAM Rio em cinco perspectivas
Abertura: 27 de maio de 2023
Encerramento: 3 de dezembro de 2023
MAM Rio
End: av. Infante Dom Henrique, 85
Aterro do Flamengo - Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente