segunda-feira, 1 de julho de 2024

Exposição “Os Artivistas: Carlos Scliar e Cildo Meireles”

 

Cildo Meireles
Sem título_1967_guache, acrílica e nanquim sobre papel


Casa Museu Carlos Scliar completa 20 anos com exposição imersiva que reúne obras de Carlos Scliar e Cildo Meireles 

 

Foi inaugurada no dia 29 de junho de 2024, a exposição “Os Artivistas: Carlos Scliar e Cildo Meireles”, que une, pela primeira vez, a obra desses dois importantes artistas. Com curadoria de Cristina Ventura, coordenadora da casa museu, serão apresentadas cerca de trinta obras, sendo algumas inéditas, que cobrem um período que vai desde a década de 1940 até 2021. Completam a mostra obras participativas, inspiradas nos trabalhos dos dois artistas. A exposição vai até o final do mês de agosto. 

 

“A ideia é provocar no espectador um convite á reflexão, instigada pela atualidade das questões tratadas pelos artistas em suas obras. Temas como: crimes de estado, meio ambiente, guerra, valor monetário, entre outros. Nosso propósito é que a pessoa pense sobre o seu papel no mundo de hoje”, diz a curadora Cristina Ventura.

 

As obras de Cildo Meireles e Carlos Scliar serão expostas juntas, como uma grande instalação, sem seguir uma ordem cronológica. São pinturas, desenhos, colagens, estudos, gravuras, objetos e vídeos. De Cildo, estarão as notas “Zero Dólar” (1984) e “Zero Cruzeiro” (1978), a instalação sonora “Rio Oir” (2011), o vídeo “15 segundos” (2021), em homenagem a Marielle Franco, entre outras obras. De Scliar, destacam-se os desenhos “Levante do Gueto de Varsóvia” (1957) e SOS (1989), além de desenhos e estudos, alguns inéditos, que tratam de temas como a cultura afro-brasileira e o holocausto. 


Os Artivistas: Carlos Scliar e Cildo Meireles

Período :  29 de junho de 2024 até junho de 2025

Casa Museu Carlos Scliar

Rua Marechal Floriano (Orla Scliar), 253 – Cabo Frio, RJ



Carlos Scliar_
E agora_1975_vinil encerado sobre tela




Carlos Scliar
SOS_1989_vinil e guache sobre papel


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente