segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Prêmio de Arquiteta do Ano, no IAB-RJ

 




Elizabeth de Portzamparc, carioca radicada em Paris desde 1969, tem ganhado muitos prêmios na Europa por sua atividade destacada em arquitetura e urbanismo, principalmente à frente de projetos de grande porte, na França e na China.

Agora ela está no Rio de Janeiro, para receber, hoje, dia 12, às 18h, o prêmio de Arquiteta do Ano, no IAB-RJ (Rua do Pinheiro, 10, Flamengo).


No dia 15, às 17h, ela fará a palestra magna em uma solenidade do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, no MAR  ( Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá),em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista. Após sua fala, haverá um debate com Sérgio Magalhães e mediação de Nádia Somekh.

O que tem destacado Elizabeth de Portzamparc no cenário atual da arquitetura, e talvez seja a chave do sucesso para vencer tantos concursos internacionais – em que os participantes são identificados por números, e não nomes – é sua ousadia e a profunda conexão com a natureza. “Devemos propor um modo de viver completamente integrado, em respeito total à floresta, coabitando, enriquecendo este ecossistema. Nós temos que conviver com a natureza, com delicadeza, e fazer parte dela”, diz.


Outro conceito presente em sua projetos é o de que “a sustentabilidade urbana é inseparável da sua dimensão social, e as práticas arquitetônicas favorecem a criação de ligações e espaços comuns. Precisamos pensar em novas formas de viver nas zonas metropolitanas”.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente