quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Visita a Petrópolis





Quem for dar um passeio em Petrópolis, uma boa dica é visitar Casa dos sete erros  ou  Mansão de Tavares Guerra ou Casa Petrópolis ou Casa da Ipiranga, pois fica na avenida do mesmo nome. Pode visitar a casa no interior e sempre tem alguma atração ou exposição. E ao lado da casa há um excelente restaurante (Bordeaux), um lugar rústicoe sofisticado e agradável com serviços e comidas muito saborosas, e com o tempo frio pode degustar um foundue de queijo, carne, chocolate e outas iguarias.


É um imóvel representativo da arquitetura eclética do final do século XIX e que continua intacto.

Construída em 1884 por José Tavares Guerra, afilhado do Barão de Mauá. Seus jardins foram projetados pelo botânico francês Auguste Glaziou. Na antiga estrebaria localiza-se o primeiro relógio de torre da cidade.

Para construir a mansão tipo “Queen Victoria”, importou grande parte do material (inclusive trabalhos em madeira de lei brasileira, lá entalhada), além de maçanetas e dobradiças de bronze, os brocados que revestem paredes dos salões, as lareiras de mármore de Carrara, os monumentais lustres e os apliques da famosa Fundição Barbedienne  encimados por cristais Baccarat, assim como os espelhos, igualmente franceses, que cobrem parte das paredes do salão.

Era visitada pelo Imperador Pedro II que percorria o jardim em seus passeios matinais e pelo Visconde de Mauá.

Algumas pessoas acham que o nome desta mansão é, Casa dos 7 erros, na realidade não são erros e sim um estilo diferenciado de arquitetura. Vulgarmente chamada pelo povo desta forma. A família atesta que de erro não tem nada e o setor de Turismo também procura não usar esta denominação e sim Mansão Tavares Guerra – Casa de Petrópolis

 

Endereço: Av. Ipiranga, 716 – Centro

Site: http://www.petropolis.rj.gov.br/


Casa Petrópolis


Restaurante Bordeaux




'












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente