Vai ser inaugurada no dia 12 de setembro a exposição "O que há de música em você", na Galeria Athena. Obras icônicas de Hélio Oiticica que voltam a ser exibidas ao público depois de 37 anos.
Em 1986, foi realizada a primeira exposição póstuma de Hélio Oiticica (1937 – 1980), organizada pelo Projeto HO, na época coordenado por Lygia Pape, Luciano Figueiredo e Wally Salomão. Para essa mostra, que se chamava “O q faço é música” e foi realizada na Galeria de Arte São Paulo, o projeto produziu edições únicas das icônicas obras “Relevo Espacial, 1959/1986” e “Parangolé P4 Capa 1, 1964/1986”, para arrecadar fundos para a organização, catalogação e conservação das obras e documentos deixados pelo artista.
Desde então, essas obras permaneceram em uma coleção particular, e agora voltam a público, sendo o ponto de partida para a exposição “O que há de música em você”.
Icônicas para o desenvolvimento do pensamento de Oiticica, as duas obras são de grande importância – o Parangolé, inclusive, foi vestido por Caetano Veloso na época de sua criação. Partindo delas, e da célebre frase de Hélio Oiticica: “O q faço é música”, a exposição apresentará um diálogo com fotografias, vídeos, objetos e performances de outros 20 artistas, entre modernos e contemporâneos, como Alexander Calder, Aluísio Carvão, Celeida Tostes, Ernesto Neto, Flavio de Carvalho, Leda Catunda, Tunga dentre outros.
Os diálogos vão se dar de diversas formas, seja por um aspecto mais literal da ideia de música, de movimento, seja pela questão da cor e por discussões levantadas por Oiticica naquele momento que continuam atuais.
Exposição “O que há de música em você”,
Período: 12 de setembro até 10 de novembro de 2023
Galeria Athena
Rua Estácio Coimbra, 50 - Botafogo - Rio de Janeiro, Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente