quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Miri Felix e Sandra Mazzini




      A Galeria Mercedes Viegas na Gávea no Rio, apresenta a exposição de  Miri Felix e Sandra Mazzini de 2 a 29 de agosto.  
   
     Nas obras de Miri Felix aborda o tema: argila e o ovo. Ambos estão nos primórdios da vida mineral e animal. A intuição artística de Miri Félix toca com as mãos essa relação ancestral.
     É na argila mais o fogo que as substâncias nutritivas foram inicialmente elaboradas pelo homem. Já o ovo é o alimento primitivo, puro, ingerido até mesmo cru. Assim ele comparece em várias formas, inclusive na enfática cor amarela de um dos trabalhos, onde se instala e se derrama.    
     Mas é, sobretudo, da imaginação que vão surgir as formas e cores apresentadas nesta exposição. Assim, ao lado do óbvio, tem-se o surreal, como na escultura em que uma cabeça sustenta múltiplos seres imaginários, idem daquela imagem invisível que alicerça cabeça e corpo, bem como a que irrompe da mão em que repousa uma variedade de olhos, sugerindo a multiplicidade de visões.

     No trabalho de Sandra Mazzini, o que primeiro chama atenção é a presença de uma espécie de grade geométrica organizando a superfície de paisagens tropicais. Vemos plantas e rios através de quadrados ou retângulos. Porém, o que poderia artificializar e embaçar ainda mais os trópicos já banalizados, desacelera a experiência pictórica (como faz a lupa ou mesmo o microscópio), e permite a essas imagens de origem fotográfica uma contemplação própria a pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente