quinta-feira, 3 de março de 2016

Walter Goldfarb - retrospectiva 1995-2015 - Ela não gostava de Monet


WALTER GOLDFARB

Walter Goldfarb – Retrospectiva 1995–2015
Ela não gostava de Monet
pintura

Curadoria: Vanda Klabin

Centro Cultural Correios RJ

Abertura: terça-feira, 22 de dezembro, 19h

Temporada: 23 de dezembro de 2015 a 20 de março de 2016
Terça a domingo, 12 às 19h
Grátis – Livre



As duas décadas de carreira do artista carioca Walter Goldfarb são celebradas em “Walter Goldfarb – Retrospectiva 1995–2015: Ela não gostava de Monet , sob curadoria de Vanda Klabin, de 22 de dezembro de 2015 [inauguração às 19h] a 20 de março de 2016, no Centro Cultural Correios RJ, ocupando 1.000mde espaço expositivo.

Essa panorâmica da produção de Goldfarb reúne cerca de 40 trabalhos pontuais, selecionados pela curadora, vindos de coleções institucionais e particulares do Brasil e do exterior, entre elas obras nunca exibidas, guardadas por Goldfarb, e telas de 2015.

Sobre as pinturas como um todo, Vanda Klabin assinala que “registram o desenvolvimento peculiar do seu laborioso exercício de ateliê e visam contemplar também as suas  estruturas seriadas, que  proporcionam articulações infinitas, dando espessura aos trabalhos e fornecendo consistência plástica ao olhar. 

A opção curatorial é a de privilegiar o enfrentamento visual e simbólico das obras, independentemente de datas, escolhidas entre as séries Teatros Bíblicos BrancaNegraTeatros do CorpoLisérgica e a mais recente Brinquedo de Roda, a partir de Heitor Villa-Lobos.

Walter Goldfarb é reconhecido por sua linguagem peculiar que mescla o fazer artesanal no exercício diário de ateliê, nos moldes dos mestres da Renascença e dos tecelões da Idade Média, com as vanguardas modernistas, impregnando os trabalhos de histórias e conceitos para além da arte pela arte, em telas de dimensões monumentais e técnicas incomuns, que quase nunca utilizam pincéis. É um artista contemporâneo mergulhado no curso da História da Arte no Ocidente e Oriente.















Yolanda Simões e o artista Walter Goldfarb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente