terça-feira, 28 de novembro de 2023

Paço Imperial inaugura exposição da artista Ana Holck




Será inaugurada no dia 02 de dezembro, sábado, no Paço Imperial, a exposição “Entroncados, Enroscados e Estirados”, com obras inéditas da artista carioca Ana Holck, que marcam uma nova fase na sua reconhecida e destacada trajetória de 22 anos nas artes. Com curadoria de Felipe Scovino, serão apresentados oito trabalhos, pertencentes às três séries que dão nome à mostra. As obras, que foram produzidas este ano, em porcelana e aço inox – materiais até então nunca utilizados pela artista –, transitam entre a ideia de pintura e escultura.

 

“Os objetos criam uma situação transicional, variam entre serem bidimensionais e tridimensionais, colocando-se de maneira duplamente vetorizada, ou seja, tem uma proximidade com a pintura – não só pelo fato de estarem presos à parede, mas especialmente pela grafia destes trabalhos – e, ao mesmo tempo, não deixa de ser uma escultura”, afirma o curador Felipe Scovino.

 

Os novos trabalhos se aproximam muito dos temas sobre os quais a artista já vem se debruçando desde o início de sua trajetória: a cidade, o urbano, a arquitetura e a construção civil. No entanto, se nas obras anteriores Ana Holck utilizava materiais pré-fabricados, industrializados, como blocos de concreto, tijolos e vinis adesivos, nesta nova fase a artista resolveu experimentar, pela primeira vez, materiais mais maleáveis. 

 

Apesar do encanto pelo novo material, Ana Holck encontrou na cerâmica um desafio às suas obras monumentais, que marcam sua trajetória. A solução para aumentar a escala veio a partir de peças que se encaixam, com módulos e repetições. O aço inox entrou como um elemento de ligação. 

 

Esses desenhos, por sua vez, criam um jogo de luz e sombra. “A incidência da luz sobre os trabalhos projeta uma sombra que, por sua vez, reforça a ideia de dinâmica e de velocidade das três séries e causa também uma sensação de prolongamento desta grafia no ambiente, criando desenhos no espaço”, afirma o curador Felipe Scovino, que destaca, ainda, que, apesar de não serem trabalhos cinéticos, a ideia de dinamismo e velocidade explora esse aspecto. Além disso, ele ressalta que há, nestes trabalhos, uma referência ao construtivismo russo e ao minimalismo norte-americano.  

 

Na mostra serão apresentadas as séries: “Entroncados”, “Enroscados” e “Estirados”.

 

“Entroncados”, série composta por esculturas feitas a partir da junção aleatória de partes de tubos de porcelana, que são previamente produzidos pela artista. Em seguida, são passadas, por dentro deles, uma única fita de aço inox, gerando um inesperado desenho no espaço. “Antes frágil, a porcelana é agora testada pela força da mola da fita de inox, que percorre e tensiona o tubo de cerâmica, a parede, o ar. A passagem de uma única fita de metal que percorre os tubos gera um segundo desenho, não premeditado”, conta a artista, que vê neste título a questão urbana, sugerindo vias que se entroncam.

 

Já “Enroscados” são caracterizados pela repetição de módulos curvos, onde a fita de metal completa os desenhos circulares sugeridos pelos tubos em porcelana. “Nesta série temos um movimento repetitivo e obsessivo do metal percorrendo os tubos como calhas, que cumpre este papel de errar, desviar, sair do eixo. Me interessa a repetição dos elementos e sua organização no espaço”, afirma Ana Holck.

 

A última série, “Estirados”, se relaciona com a primeira, mas é composta por elementos lineares, criando uma tensão maior entre a rigidez da cerâmica e a maleabilidade do metal.

 

A mostra será acompanhada de um catálogo em formato e-book a ser lançado ao longo do período da exposição.

 



Exposição “Entroncados, Enroscados e Estirados”, de Ana Holck, no Paço Imperial

Abertura: 02 de dezembro de 2023, de 15h às 18h

Exposição: até 24 de março de 2023

Paço Imperial

Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro – RJ







Linguine à carbonara

 



Linguine à carbonara
Fátima Moreira

Ingredientes

- Um pacote de linguine
- seis fatias de bacon bem fritos e cortado em pedaços pequenos
- três ovos
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- molho de tomate a gosto
- meia cebola 
- uma caixa de creme de leite 
- dois pacotes de queijo ralado 

modo de fazer

- Cozinhar o linguine ao dente
- fritar as seis fatias de bacon e reservar
- enquanto o linguine estiver cozinhando, bater os três ovos num pirex grande 
- misturar o queijo ralado, o creme de leite a cebola cortada em pequenos pedaços, sal e pimenta do reino a gosto
- assim que o linguine estiver no ponto  
- escorrer rapidamente e misturar com um garfo os ingredientes e o bacon
- levar ao forno aquecido antes de servir


quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Exposição “Construtor de memória” de Fábio Miguez

 



Vai ser inaugurada  no dia 23 de novembro a exposição  “Construtor de memória” de Fábio Miguez

 na galeria Nara Roesler em Ipanema no Rio de Janeiro. A mostra reúne em torno de 30 pinturas realizadas ao longo de 2023, e que representam novos desdobramentos da sua série “Atalhos”. Os

exemplares mais recentes da pesquisa se dividem em dois percursos principais desenvolvidos a partir de seu campo referencial pessoal e afetivo: pinturas em pequeno formato, de releituras de fragmentos de obras de mestres renascentistas, e experimentos combinatórios e geométricos derivados da planificação esquemática de volumes.


Exposição “Construtor de memória – Fábio Miguez”

Período: 23 de novembro de 2023 até 17 de fevereiro de 2024

Galeria Nara Roesler, Ipanema, Rio de Janeiro

Rua Redentor, 241, Ipanema, Rio de Janeiro





Bolo de aipim



Bolo de aipim 

Cláudio C


Ingredientes

- 4 xícaras bem cheias de aipim 
- três ovos inteiros 
- duas garrafas pequenas de leite de coco
- duas colheres de manteiga com sal 
- duas xícaras de açúcar
- meia xícara de água filtrada 

Modo de fazer

- juntar todos os ingredientes e bater no liquidificador
- untar uma forma com manteiga e polvilhar de farinha de trigo 
- levar ao forno pré-aquecido por 40 minutos

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Exposição “Rubem Valentim – Sagrada Geometria”,


 


Pinakotheke Cultural, no Rio de Janeiro, tem o prazer de convidar o público para exposição “Rubem Valentim (1922-1991) – Sagrada Geometria”, de 13 de novembro a 16 de dezembro de 2023. A curadoria é de Max Perlingeiro, e consultoria de Bené Fontelesartista plástico, poeta e amigo mais próximo de Rubem Valentim, e que o acompanhou por duas décadas, até sua morte. A exposição celebra este extraordinário artista, nascido em Salvador, em 9de novembro de 1922, e falecido em São Paulo, em 30 de janeiro de 1991,que fez do sagrado sua vida e obra, “representante genuíno da arte afro-descendente no país, e dono de um dom único em mesclar arte, religião e todo o sincretismo que vive a nossa cultura”, afirma Max Perlingeiro.

 

A exposição reúne perto de 75 obras, em pinturas e desenhos, e ainda seus “objetos”, com pintura sobre madeira, e um ensaio fotográfico de Christian Cravo, dedicado ao celebrado conjunto com 20 esculturas e 10 relevos brancos chamado “Templo de Oxalá”. Este conjunto, feito por Rubem Valentim em 1974, e pertencente ao Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, é um dos destaques da 35ª Bienal de São Paulo.

 

Acompanha a exposição o livro “Rubem Valentim (1922-1991) – Sagrada Geometria” (Edições Pinakotheke), bilíngüe (port/ingl), com 304 páginas, em formato 21 x 27cm, com texto de Bené Fonteles, e textos críticos sobre o artista escritos por personalidades da arte como Ferreira Gullar, Giulio Carlo Argan, Theon Spanudis, Roberto Pontual, Clarival do Prado Valladares e Emanoel Araújo. A apresentação é de Max Perlingeiro, e o livro foi reimpresso, com mil exemplares, para a exposição no Rio, pois se esgotou em menos de um ano



 Exposição “Rubem Valentim (1922-1991) – Sagrada Geometria”

Pinakotheke Cultural, Rio de Janeiro

Período: 13 de novembro a 16 de dezembro de 2023

Rua São Clemente 300, Botafogo

22260-004 – Rio de Janeiro - RJ







Salada de atum com batata

Salada de atum com batata

Fátima Moreira



Ingredientes

- duas latas de atum
- 6 batatas médias
- 4 colheres de sopa de maionese 
- 2 colheres de creme de leite
- um cheiro verde
- tomate e alface para enfeitar
- Sal a gosto 

Modo de fazer

- cortar e cozinhar as batatas em cubos
- escorrer bem numa saladeira o cheiro verde cortadinho 
- juntar todos ingredientes mexendo devagar 
- enfeitar com tomate é alface
- servir gelado

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

“Sala de Mapas” exposição de Pablo Sycet

 “Sala de Mapas” inaugura no dia 7 de novembro

Instituto Cervantes apresenta em sua sede no Rio de Janeiro

exposição do artista espanhol Pablo Sycet



No dia 7 de novembro, vai ser inaugurada a exposição Sala de Mapas do artista espanhol Pablo Sycet, no Instituto Cervantes, em Botafogo

O Artista apresenta obras usando técnica mista sobre papel, explora suas memórias afetivas resgatando lembranças de suas primeiras visitas a algumas cidades do Brasil, há duas décadas. Tomando o avião como ponto de partida e suporte da trama, o artista acabou expandindo sua experiência de viagem para outras cidades que foram fundamentais (e sentimentais) para o futuro do pintor. Na mostra ele utiliza fragmentos aleatórios da cartografia de São Paulo, Havana, Istambul, Lisboa, Nova Iorque, Madri e Granada. Por ocasião da primeira exibição desta exposição, foi publicado “Map Room”, poema homônimo de Juan Manuel Bonet, acompanhado de algumas pinturas desta série. A mostra itinerante, que já foi exibida no Instituto Cervantes de São Paulo, conta com a colaboração da Fundação Olontia.

“Sala de Mapas” – artista espanhol Pablo Sycet


Peíodo: de 8 de novembro a 15 de dezembro de 2023


Local: Sala de exposições do Instituto Cervantes


Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo - RJ







Nhoque de catupiry

Nhoque de catupiry

Fátima Moreira




Ingredientes
- quatro batatas grandes, Asterix, bem cozidas e espremidas
- três colheres de sopa de requeijão Catupiry
- um pacote de queijo parmesão 
- sal a gosto

Modo de fazer

- quando estiverem frias, as batatas, acrescentar o requeijão Catupiry e o sal a gosto
- fazer as bolinhas e colocar um pirex separadamente
- servir com molho à bolonhesa 
- com um pacote de queijo ralado cobrir por cima
- levar ao forno somente na hora de servir

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Prorrogação exposição “O rio (e o voo) de Amelia no Rio"





  Crítica de arte e pesquisadora Daniela Name falará no dia 24 de outubro de 2023, às 18h, sobre as obras da artista Amelia Toledo (1926–2017) expostas em “O rio (e o voo) de Amelia no Rio”, na Nara Roesler Rio de Janeiro, que foi prorrogada até 4 de novembro de 2023.

 

Daniela Name foi curadora, juntamente com Marcus de Lontra Costa, da exposição “Forma fluida”, primeira grande mostra panorâmica dedicada à obra de Amelia Toledo no Rio de Janeiro, realizada no Paço Imperial, de 17 de dezembro de 2014 a 1º de março de 2015.

 

Com mais de 50 obras – entre pinturas, esculturas, objetos, aquarelas, serigrafias e desenhos – O rio (e o voo) de Amelia no Rio”, na Nara Roesler, ilumina o período frutífero e experimental da produção da artista quando viveu no Rio, nos anos 1970 e 1980, que marcou sua trajetória, reverberando em trabalhos posteriores.

 

Além de obras icônicas, como o livro-objeto “Divino Maravilhoso – Para Caetano Veloso” (1971), dedicado ao cantor e compositor, ou trabalhos que estiveram em sua impactante individual “Emergências”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1976, a exposição na Nara Roesler Rio de Janeiro traz pinturas e aquarelas inéditas, em que o público pode apreciar sua experiência com a luz, e a incorporação em seu trabalho de materiais como pedras, conchas marinhas e cristais.

 

Também estão na mostra obras da artista que integraram sua impactante individual em 1976, no MAM do Rio de Janeiro“Emergências”: “Reunião” (1976), constituída por cinco painéis de 15 cm x 100 cm com moldagem em gesso; e as séries feitas com estampas de mãos ou pegadas de onça sobre páginas de jornal, que, ao mesmo tempo indicam rastros de uma presença, e obliteram a leitura das notícias. A mostra, de modo geral, e essa série, em particular, dialogavam com os tempos sombrios da ditadura então em vigor no Brasil. Exemplos desses trabalhos são  “Emergências” (1975), que deu nome à exposição, uma página de jornal com intervenções de várias mãos feitas com tinta de carimbo; e duas obras “Pegada da Onça” (1975) – uma serigrafia sobre jornal, e a outra com impressão de carimbo de pegada de onça em jornal.

Outros marcos da produção de Amelia Toledo criados no período em que viveu no Rio de Janeiro são as obras “Gambiarra” (1976), “O Cheio do Oco” (1973) e trabalhos da série “Frutos do Mar” (1982), em que a artista expõe moldes de conchas produzidos em poliéster à ação do mar, até que ficassem cobertos por  cracas e briozoários, conferindo a essas esculturas um aspecto vivo, e explorando o encontro entre o natural e o artificial. Esses trabalhos são resultado do aprofundamento de suas investigações sobre as relações entre arte e natureza, e elementos naturais passam a ser incorporados às obras.












Mousse de Tangerina

Mouse de Tangerina




Ingredientes

- suco de 6 tangerinas

- 1 lata de leite condensado

- 1 lata de creme de leite


Modo de fazer

- bater  o suco, o leite condensado e o creme de leite, no liquidificador, até ficar cremoso

-  despejar este creme num recipiente

- enfeitar com gomos de tangerina e hortelã

- levar à geladeira

- servir bem gelado


sexta-feira, 20 de outubro de 2023

“Tesouros Ancestrais do Peru” no CCBB

 



“Tesouros Ancestrais do Peru” transporta visitante do CCBB Rio ao mundo andino 

 A história das antigas civilizações da América do Sul por meio de 162 peças feitas em cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis; 

Exposição é parte das atividades de celebração pelos 34 anos do CCBB Rio. O visitante poderá conferir a exposição Tesouros Ancestrais do Peru.  São162 peças apresentadas – em cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis – permitem uma viagem pelas antigas civilizações andinas até a cristalização do Império Inca. 

Reconhecido como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru, o conjunto raro de objetos descobertos em diversas expedições arqueológicas pertence à Fundação Mujica Gallo e faz parte do catálogo do Museo Oro del Perú y Armas del Mundo. Com curadoria de Patricia Arana e Rodolfo de Athayde, a mostra é dividida em cinco blocos temáticos – Linha do tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis e Colonização – e apresenta ao público um dos mais importantes acervos da história das civilizações.


Exposição: Tesouros Ancestrais do Peru

De 11 de outubro de 2023 a 29 de janeiro de 2024

Ingressos disponibilizados na bilheteria do CCBB RJ ou em www.bb.com.br/cultura

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ















Bacalhau com tomate seco


Bacalhau com tomate seco

Fátima Moreira


Ingredientes

- 800 g de bacalhau
- quatro batatas grandes
- 350 g de tomate seco
- azeite 
- azeitonas sem caroços
- cebola 
- cheiro verde 
- pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

- dessalgar e ferventar o bacalhau desfiado em lascas
- cozinhar as batatas de forma que fique ao dente
- cortá-las em cubos 
- cortar os tomates secos em pedaços pequenos
- numa panela dourar a cebola fatiada em azeite
- juntar as azeitonas e reservar 
- na mesma panela adicionar mais azeite e as batatas
- faça o mesmo com o tomate seco cortado e com o bacalhau no azeite
- num pirex, distribuir igualmente os ingredientes e colocar o cheiro verde aos poucos até terminar tudo 
- regar com azeite
- colocar pirex em forno pré-aquecido até dourar
- servir com arroz branco e uma salada

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Exposição Múltiplos

 



Com onze artistas de três gerações e suportes variados, tendo em comum trabalhos em séries:
Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Beatriz Milhazes, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Daniel Senise, Gaya Rachel, Marcos Chaves, Maria Baigur, Regina de Paula.

As obras selecionadas são apresentadas em mídias diversas como fotografia, litogravura, escultura, impressão gráfica, impressão holográfica, serigrafia, silk screen e xilogravura; são produções realizadas nas décadas de 60, 70, 80, 90 aos anos 2022, sendo o múltiplo mais antigo, da década de 60, da artista Anna Bella, é impressão fine art, reeditada pela COMADRE e o mais recente são xilogravuras de autoria de Gaya Rachel, a mais jovem artista do grupo, produzidas em 2022   
 
Não podemos deixar de citar a série emblemática em silk screen, de Cildo Meireles, “Metros” o único artista brasileiro homenageado recentemente com o maior Prêmio europeu, da Fundação suiça Roswitha Haftmann.
 
São quatro os trabalhos da artista Anna Maria Maiolino, duas expressivas fotografias, uma serigrafia e uma escultura em metal fundido que está reproduzida no livro "Anna Maria Maiolino - Vida Afora / A Life Line", editado pela curadora Catherine de Zegher, publicado pelo The Drawing Center, NY, 2002.(pg. 149).
 
Marcos Chaves usou a imagem mais emblemática da cidade do Rio de Janeiro, a vista da Baía de Guanabara “Eu só vendo a vista” frase de inúmeras interpretações, com a maior tiragem, quinhentos exemplares, esgotada.
 
Merecem atenção os dois múltiplos de Antônio Dias, a gravura sobre chapa de acrílico de Antônio Dias, “derrotas e vitórias” além de ser Prova do Artista tem edição de 10 exemplares apenas; enquanto o outro trabalho de Dias é uma serigrafia que foi capa de um periódico científico Arte & Ensaios do Pós Graduação Arte Visuais da Escola de Belas Artes  da UFRJ de 2002, com tiragem de 150 exemplares.
.
A exposição Múltiplos

está aberta para visitação 
ficará em cartaz até o dia 31 de outubro  
De 2a a 6a feira de 12:00 às 19:00 e aos sábado com hora marcada
Rua Abreu Fialho 5 S, Jardim Botânico - Rio de Janeiro






Torta de maçã


Torta de maçã



Ingredientes

 Massa

- 1 pacote e meio de biscoito maisena

- 120g de margarina sem sal

Recheio

10 maçãs gala (grande) sem casca e raladas

120g de açúcar refinado

2 colheres de sopa de canela ou mais se preferir

- cravos da índia a gosto

- 1 lata de leite condensado

- 1 lata de creme de leite

- 4 gemas de ovo

- baunilha a gosto


Modo de fazer

- triturar a maisena e colocar a margarina até obter uma massa úmida e homogênea e forrar uma forma de fundo removível com esta massa

- numa panela em fogo médio, colocar a maçã ralada, o açúcar e cozinhar até a água secar

- acrescentar a canela e deixar esfriar 

- espalhar a mistura sobre a base de biscoitos na forma anterior

- numa panela colocar o leite condensado, as gemas e a baunilha

- ir mexendo até engrossar.

- desligue o fogo e acrescente o creme de leite

- despejar por cima a mistura da maçã e polvilhar com canela a gosto

- colocar os cravos da índia a gosto

- levar a torta ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos.

- quando esfriar colocar na geladeira 

-e servir gelada

Obs.: pode-se colocar fatias de maçã antes de polvilhar e ir ao forno

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Evandro Teixeira, um dos mais importantes fotojornalistas brasileiros no CCBB RJ

 

 




No dia 5 de outubro, às 18hEvandro Teixeira, um dos principais nomes do fotojornalismo brasileiro, participará de uma conversa, gratuita e aberta ao público, com o curador Sergio Burgi e o ensaísta Alejandro Chacoff, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. A conversa integra a mostra “Evandro Teixeira, Chile, 1973”, que pode ser vista até o dia 13 de novembro de 2023.

 

A conversa será em torno da impactante série de imagens realizadas por Evandro Teixeira no Chile, em 1973, poucos dias após o golpe militar de 11 de setembro. Evandro viajou para Santiago, enviado pelo Jornal do Brasil, e revela, através de suas fotos, uma cidade sitiada, ocupada pelas forças militares. Neste período, também registrou o falecimento do grande poeta chileno Pablo Neruda, sendo o único fotógrafo do mundo a fotografá-lo logo após a sua morte, ainda na clínica onde faleceu, perpassando pelo velório em sua residência depredada e o enterro com grande participação popular, documentando a primeira grande manifestação contra o regime do general Augusto Pinochet.

 

A exposição no CCBB RJ apresenta cerca de 160 fotografias de Evandro Teixeira (1935), baiano radicado no Rio de Janeiro, que fez toda a sua carreira na imprensa carioca, onde atuou por quase seis décadas, sendo 47 anos no Jornal do Brasil. Com curadoria de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles, a mostra chega ao Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro depois de ter sido apresentada com enorme sucesso no IMS Paulista, e integra a parceria firmada entre as duas instituições em 2022.


A mostra reúne importantes fotografias em preto e branco, com destaque para a cobertura internacional do golpe militar no Chile em 1973. 

 

 

Conversa Evandro Teixeira, Chile, 1973

Dia 5 de outubro de 2023, às 18h

Local: Auditório 3º andar

Exposição: até 13 de novembro de 2023

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro 

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Rio de Janeiro – RJ