O Museu do Pontal estará aberto normalmente nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2022, que seriam habitualmente de Carnaval, e, além das seis exposições “Novo Ares! Pontal Reinventado”, com várias obras interativas, irá oferecer ao público as atividades Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira e o Baú de Brinquedos Populares, em horários pela manhã e à tarde. No dia 5 de março, sábado, haverá ainda a Oficina do Bebê Abayomi, com a artesã, educadora e escritora Lena Martins, e em 6 de março a Oficina Maracatu Baque Mulher Rio de Janeiro, que assim como as demais atividades do mês serão dedicadas à mulher e à luta antirracista, por conta das datas internacionais dos dias 8 e 21.
Em dois horários, às 11h e às 15h, a Visita Musicada às exposições proporciona uma experiência lúdica ao público, em que a música amplia a percepção das obras de arte em exibição. O espaço expositivo é bastante amplo e arejado, com diversas portas abertas para jardins externos e internos, garantindo a adequada circulação de ar.
O Baú de Brinquedos Populares, às 12h e às 16h,coordenado pela equipe do Museu do Pontal, foi inspirado nas esculturas existentes nas exposições em cartaz, especialmente a Brincares – brincadeiras e brincantes. As crianças são convidadas a brincarem, com suas famílias, na Praça-Jardim do Museu do Pontal, com seus dez mil metros quadrados de área. Os brinquedos usados são ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês.
No dia 5 de março, às 16h, haverá ainda a Oficina do Bebê Abayomi, com a artesã, educadora e escritora Lena Martins, e no dia 6 de março, às 16h, a Oficina Maracatu Baque Mulher Rio de Janeiro.
Para essas atividades recomenda-se agendamento prévio pela plataforma Sympla https://site.bileto.sympla.
O conjunto de exposições tem o título “Novos Ares! Pontal Reinventado”. Uma exposição é de longa duração, e as outras cinco são: Brincares – Brincadeiras e brincantes; Terra/Terra – O Jequitinhonha e suas tradições; Entre beiras e margens – Fogo, água, ar; Poética da criação; e Devoções.
As exposições também oferecem obras e jogos interativos para todas as idades, como o jogo digital interativo de danças brasileiras, em que o participante aprende passos de frevo, jongo, carimbó, chula ou funk. Ao final, o novo bailarino é avaliado e sua nota é enviada por e-mail, junto com um vídeo da brincadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente