quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022




 Museu do Pontal estará aberto normalmente nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2022, que seriam habitualmente de Carnaval, e, além das seis exposições “Novo Ares! Pontal Reinventado”, com várias obras interativas, irá oferecer ao público as atividades Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira e o Baú de Brinquedos Populares, em horários pela manhã e à tarde. No dia 5 de março, sábado, haverá ainda Oficina do Bebê Abayomi, com a artesã, educadora e escritora Lena Martins, e em 6 de março a Oficina Maracatu Baque Mulher Rio de Janeiro, que assim como as demais atividades do mês serão dedicadas à mulher e à luta antirracista, por conta das datas internacionais dos dias 8 e 21.

Em dois horários, às 11h e às 15h, a Visita Musicada às exposições proporciona uma experiência lúdica ao público, em que a música amplia a percepção das obras de arte em exibição. O espaço expositivo é bastante amplo e arejado, com diversas portas abertas para jardins externos e internos, garantindo a adequada circulação de ar.

Baú de Brinquedos Populares, às 12h e às 16h,coordenado pela equipe do Museu do Pontal, foi inspirado nas esculturas existentes nas exposições em cartaz, especialmente a Brincares – brincadeiras e brincantes. As crianças são convidadas a brincarem, com suas famílias, na Praça-Jardim do Museu do Pontal, com seus dez mil metros quadrados de área. Os brinquedos usados são ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês.

 

No dia 5 de março, às 16h, haverá ainda Oficina do Bebê Abayomi, com a artesã, educadora e escritora Lena Martins, e no dia 6 de março, às 16h, a Oficina Maracatu Baque Mulher Rio de Janeiro.

 

Para essas atividades recomenda-se agendamento prévio pela plataforma Sympla https://site.bileto.sympla.com.br/museudopontal/, onde se pode também garantir o ingresso ao Museu do Pontal, gratuito ou com contribuição voluntária.

 

O conjunto de exposições tem o título “Novos Ares! Pontal Reinventado”Uma exposição é de longa duração, e as outras cinco são: Brincares – Brincadeiras e brincantes; Terra/Terra – O Jequitinhonha e suas tradições; Entre beiras e margens – Fogo, água, ar; Poética da criação; e Devoções.

 

As exposições também oferecem obras jogos interativos para todas as idades, como o jogo digital interativo de danças brasileiras, em que o participante aprende passos de frevo, jongo, carimbó, chula ou funk. Ao final, o novo bailarino é avaliado e sua nota é enviada por e-mail, junto com um vídeo da brincadeira.






Torta de champignon

 



Ingredientes
Recheio
- 500 g de champignon
- 100 g de margarina 
- uma colher de sopa de farinha de trigo 
- duas cebolas médias 
- 3 fatias de bacon picado 
- pimenta-do-reino 
- sal, molho inglês, gotas de limão e mostarda
- 100 ml de leite 
- uma colher de sopa de creme de leite 
- um cálice de vinho do Porto 
-  uma colher de queijo parmesão

Massa
- 175 g de margarina 
- 175 g de farinha de trigo

Modo de fazer

- Cobrir a forma rechear com a massa crua e levar ao forno 
- fazer o recheio colocando a margarina numa panela com a cebola cortada em fatias finas, deixar lourar
-  juntar o bacon, o presunto e o champignon 
- juntar a farinha, o leite, os temperos e colocar na forma depois de engrossar
- colocar o molho inglês e o vinho do Porto 
- e por fim uma colher de creme de leite

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

 



No dia 22 de fevereiro de 1843 nasceu um importante artista para a história da arte brasileira: Nicolas-Antoine Taunay. Pintor francês, veio residir no Rio de Janeiro em 1816, e tornou-se professor de pintura de paisagem na Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, chamada posteriormente de Academia Imperial de Belas Artes. Sua passagem pelo país contribuiu para transformar a maneira de se pintar paisagem em nosso território.

 

Em comemoração a seu aniversário, preparamos uma edição especial do PARLA!, nossa série de vídeos sobre obras e artistas do museu, cujo tema foram as duas pinturas de autoria de Taunay que fazem parte da coleção. São elas as "Paisagens Italianas", realizadas em um período anterior à vinda do artista para o Brasil com a Missão Artística Francesa. Nelas, podemos observar o talento daquele que foi um mestre dos detalhes em pequenas telas. 

Clique no link para ver
https://www.youtube.com/watch?v=jSFATU1w8Ko

Purê de batata com alho







Purê de batata com alho


Ingredientes
- 250 ml de leite integral
- 80 a 100 g de manteiga
- 1 kg de batata
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- duas cabeças de alho


Modo de Fazer

- Levar o alho ao forno até ficar ao ponto de apertar e sair sair um cremoso e esmagar bem
- coloque as batatas numa panela com água para ferver até ficar bem macia
-  Tire as batatas da panela e espere esfriar
- Amasse as batatas 
- noutra panela, aqueça o leite juntamente com a manteiga e os temperos mexendo tudo muito bem
- junte tudo às batatas aos poucos, mexendo forte até ficar cremoso
- sirva o purê cremoso quente.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022



Cem anos da Semana de 22: Curta! e Curta!On têm programação especial

TARSILA DO AMARAL, OSWALD DE ANDRADE, ANITA MALFATTI E MÁRIO DE ANDRADE ESTÃO ENTRE OS NOMES PRESENTES NO ESPECIAL DA SEMANA DE 22

Há cem anos, entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, São Paulo recebia a Semana de Arte Moderna, unindo diversos representantes da arte brasileira do início do século XX. No Theatro Municipal de São Paulo, pintores, escritores, escultores e músicos se apresentaram e debateram sobre a necessidade de uma renovação artística. Na época, foram fortemente vaiados e criou-se polêmica, mas não se imaginava que a iniciativa seria um divisor de águas nas artes e que alguns participantes se tornariam artistas consagrados. Para celebrar a data e seus integrantes, o Curta! e o Curta!On - Clube de Documentários exibem uma programação especial.

Seis atrações sobre grandes nomes do modernismo foram reunidas numa maratona que será exibida no canal Curta!, no domingo, 13, a partir das 13h. Com sinal aberto até fim de fevereiro, a programação pode ser assistida  gratuitamente na internet, no site do canal ( https://canalcurta.tv.br/ViaInternet/). No mesmo dia, às 17h45, vai ao ar o programa Revista Curta!, com entrevistas especiais sobre o tema. Entre os entrevistados, o cineasta Marcelo Machado – que vem preparando um documentário sobre a Semana de Arte Moderna, exclusivamente para o Curta! – e a jornalista e doutora em musicologia, Camila Frésca. O Revista Curta! será reexibido nos intervalos da programação do canal.  

Para quem prefere o streaming, a pasta Especial Semana de 22 do Curta!On está disponível no NOW e na internet, através do Tamandua.TV (https://tamandua.tv.br/planos/curtaon). Com oito produções, os homenageados são: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti,  Mário de Andrade e Oswald de Andrade. As duas primeiras, os maiores nomes da pintura modernista no Brasil; Mário e Oswald, a semente de uma revolução literária; e Graça Aranha, escritor e diplomata considerado anterior ao modernismo, era forte apoiador do movimento e ajudou a organizar a Semana de 22. Durante o evento, apresentou o texto “A Emoção Estética da Arte Moderna”, que defendia a total renovação da arte em seus diversos campos.


 Os Cem Anos da Semana de 22 serão celebrados no Curta! e no Curta!On

O Curta! pode ser assistido na TV e, em fevereiro, está com sinal aberto em canalcurta.tv.br.
Já o Curta!On, está no NOW e na plataforma Tamanduá.TV.

Mousse de Maracujá

 






Mousse de maracujá
by Fátima Moreira

Ingredientes
- 3 maracujá grandes 
- uma lata de leite moça 
- uma lata de creme de leite
- 3 claras em neve 
- uma colher de gelatina sem sabor


Modo de fazer
- Tirar a poupa do maracujá e peneirar tirando a semente 
- passar na peneira 3 colheres de água fria para dissolver banho-maria gelatina
- com garfo, adicionar à gelatina dissolvida no suco de maracujá coado
- Levar na geladeira até tomar consistência de uma clara de ovo 
- feito isso adicionar o leite condensado e o creme de leite no liquidificador até misturar bem
- Aí juntar as claras em neve misturando bem devagar com leite condensado, creme de leite, gelatina e maracujá 
- levar a geladeira por 3 horas

Suflê de queijo - Retificação

 



Suflê de queijo


Ingredientes
- meia cebola ralada 
- 2 colheres de manteiga ou margarina 
- um copo e meio de leite 
- 100 gramas de parmesão ralado ou minas ou prato
- 3 gemas

Modo de fazer

- dourar a cebola na manteiga 
- depois colocar 3 colher de farinha de trigo e um copo e meio de leite
- desmanchar até virar um creme 
- bate tudo por último as claras em neve 
- leve ao forno no recipiente untado com manteiga por 30 minutos
- pode colocar em potes individuais

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

A exposição Ideias - O Legado de Morandi no CCBB Rio

 




A exposição Ideias - O Legado de Morandi, que traz obras de um dos mais destacados artistas do século 20, reúne 57 obras, entre pinturas, fotos, colagem e instalação, sendo trinta e quatro de Giorgio Morandi (1890-1964) e 23 de artistas que têm uma correlação com seu trabalho . A mostra está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro até o dia 21 de fevereiro de 2022.

 

Com uma investigação profunda da cor e da luz permeando sutilezas, Giorgio Morandi se dedicou intensamente na pintura de naturezas-mortas, especialmente de conjuntos de garrafas. Seu estilo ficou marcado por uma obra que reflete sobre o tempo e as relações produzidas pelo olhar. Esse universo é representado na exposição, que tem curadoria de Gianfranco Maraniello e Alberto Salvadori, e reúne obras que vieram diretamente do Museo Morandi, localizado na cidade de Bolonha, na Itália.

 

 

Na história das artes visuais do século 20, Morandi ocupa um lugar especial como expoente destacado de uma linhagem de artistas cuja obra se impõe, num mundo cada vez mais cacofônico e ruidoso, pela reiteração silenciosa, a parcimônia, a simplicidade.

 

Serviço: Ideias - O Legado de Morandi

Período: até 21 de fevereiro de 2022

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro – RJ









Suflê de queijo

 





Suflê de queijo


Ingredientes
- meia cebola ralada 
- 2 colheres de manteiga ou margarina 
- um copo e meio de leite 
- 100 gramas de parmesão ralado ou minas ou prato
- 3 gemas

Modo de fazer

- dourar a cebola na manteiga 
- depois colocar 3 colher de farinha de trigo e um copo e meio de leite
- desmanchar até virar um creme 
- bate tudo por último as claras em neve 
- leve ao forno no recipiente untado com manteiga por 30 minutos
- pode colocar em potes individuais