quarta-feira, 31 de maio de 2023

A instalação inédita “Cosmococa 5 Hendrix War (versão privê)”

 A instalação inédita “Cosmococa 5 Hendrix War (versão privê)” será mostrada no Rio de Janeiro, dentro do tour mundial que celebra os 50 anos da emblemática série interativa criada por Hélio Oiticica e Neville de Almeida




O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, em colaboração com o Projeto Hélio Oiticica, abre no dia 3 de junho de 2023, às 15h, a instalação inédita “Cosmococa 5  Hendrix War (versão privê)”, da icônica obra “Cosmococa – Programa in Progress”, criada em 1973 por Hélio Oiticica (1937-1980) e o cineasta Neville D’Almeida (1941), que estará presente na abertura da mostra.

 

O “Programa in Progress” abrange vários desdobramentos – livro, fotografias, cartazes, instalações públicas e domésticas, como a “Cosmococa 5  Hendrix War (versão privê)”. A obra é a única, das seis criadas especialmente para residências, que nunca havia sido mostrada em público. Foi criada em homenagem a Jimi Hendrix (1942-1970), e elaborada para ser instalada em um espaço residencial, privado, com projetores nos diversos cômodos da casa.

 

Para a exposição no CMAHOfoi montado um apartamento, com mobília, e obras de outros artistas, como Alexandre MurucciAnna Costa e SilvaElmo MartinsJulianne Chaves, Lígia Teixeira, Paulo Jorge Gonçalves e Rita Chaves.

 

A exposição da “CC5” faz parte do tour mundial que durará um ano, em celebração aos 50 anos da criação da emblemática série “Cosmococas”. O tour foi iniciado no dia em 13 de março de 2023, na EAV Parque Lage, no Rio de Janeiro, quando foi mostrada a “Cosmococa 4 Nocagions”. Em seguida, em 18 de março, durante a SP-Arte, a CC4, em versão privê, integrou a mostra "Hélio Oiticica: Mundo-Labirinto", na Vila Modernista, nos Jardins, em São Paulo, com projeto arquitetônico de Flávio de Carvalho. 

 

Depois, haverá a exibição da “Cosmococa 5 Hendrix War” e da “CC2  Onobject”, na Lisson Galery, em Nova York; “CC2 Onobject” e “CC3 Maileryn” (versões domésticas), na Hunter College, em Nova York; e ainda no The Mistake Room, em Los Angeles, EUA; e Carcará Photo Arte, em São Paulo.


Serviço: Cosmococa 50 anos – “Cosmococa 5 Hendrix War (versão privê)”

Abertura: 3 de junho 2023, das 15h às 18h

Até: 10 de dezembro de 2023

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Rua Luís de Camões 68, Praça Tiradentes, Centro, Rio de Janeiro



Suflê de Espinafre

Suflê de Espinafre

Fátima Moreira




Ingredientes

- um molho de espinafre lavado e cozido 
- três ovos
- duas colheres de sopa de  manteiga
- uma cebola média 
- sal e pimenta do reino a gosto 
- meio copo de leite integral 
- um pacote de queijo ralado

Modo de fazer

- Em uma tábua cortar bem o espinafre com a faca
- adicionar os três ovos batidos, o leite, sal ,  pimenta do reino,  a cebola bem batida, meio pacote de queijo ralado
-  mexer todos os ingredientes
- untar o pirex com manteiga e polvilhar com farinha de trigo
- acrescentar o restante do queijo ralado por cima da mistura 
- e colocar no forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos


quarta-feira, 24 de maio de 2023

MAM celebra seus 75 anos

 

Aluísio Carvão


No dia 27 de maio de 2023, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro celebra seus 75 anos com a abertura da exposição Museu-escola-cidade: o MAM Rio em cinco perspectivas. Com cerca de 500 itens, entre obras do acervo e documentos do arquivo da instituição, a mostra propõe um exercício de memória a partir dos cinco eixos temáticos que foram fundamentais para a sua história, e apresenta um evento que mudou o curso do museu.  

O público é convidado a olhar para a trajetória do MAM Rio nas suas três primeiras décadas por meio da educação, do design, da experimentação na produção artística, da Cinemateca e dos movimentos artísticos na história da arte brasileira e internacional, tendo como marco temporal o incêndio de 1978. A curadoria resulta de um esforço de todas as equipes do museu, que se uniram em um processo coletivo para realizar a mostra. 

A exposição reúne grandes nomes do acervo do MAM Rio para pontuar os momentos em que o museu foi espaço de experimentação, produção de pensamento e fazer artístico: Abraham Palatnik, Alberto Giacometti, Anita Malfatti, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Candido, Portinari, Carlos Vergara, Carlos Zilio, Cildo Meireles, Constantin Brancuși, Fayga Ostrower, Hélio, Oiticica, Ivan Serpa, Lygia Clark, Lygia Pape, Max Bill, Nelson Leirner, Rubens Gerchman, Tunga e Willys de Castro, dentre 93 nomes da arte brasileira e internacional.


Exposição:

Museu-escola-cidade: o MAM Rio em cinco perspectivas

Abertura: 27 de maio de 2023

Encerramento: 3 de dezembro de 2023

MAM Rio

End: av. Infante Dom Henrique, 85

Aterro do Flamengo - Rio de Janeiro


Hélio Oiticica

Antonio Dias


Antonio Bandeira


Suflê de cenoura e repolho






Suflê de cenoura e repolho

Fátima Moreira


Ingredientes 

- Meio repolho pequeno
- duas cenouras descascadas e ralada
- um pacote de queijo parmesão ou  minas padrão ralado 
- sal e pimenta-do-reino a gosto 
- meio molho de cheiro verde 
- um copo de leite integral 
- 3 colheres de manteiga sendo uma pra untar o refratário ou pirex
- 4 colheres de farinha de trigo, sendo 2 para polvilhar refratário ou pirex 
- meia cebola pequena ralada 
- 3 novos inteiros

Modo de fazer

- numa vasilha juntar o repolho , a cenoura pré revogado com duas colheres de manteiga
-  juntar o leite , a cebola,  metade do queijo, os ovos, o cheiro verde e as duas colheres de farinha de trigo
- mexendo tudo bem devagar até obter uma mistura uniforme
- arrumar num pirex untado e polvilhado com farinha de trigo 
- distribuir o queijo ralado por cima
- levar ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Anita Schwartz XXV




 Anita Schwartz Galeria de Arte tem o prazer de convidar, a partir de amanhã, dia 10 de maio de 2023às 19h, para a exposição “Anita Schwartz XXV”, que celebra seus 25 anos de atividades – e há 15 no espaço da Gávea, em que lançou um novo paradigma para os espaços arquitetônicos de uma galeria de arte no Rio de Janeiro –, com trabalhos históricos e emblemáticos e outros novos e inéditos, produzidos especialmente para a mostra,de 27 artistas que participaram desta trajetória. A curadoria é de Bianca Bernardo, gerente artística da Galeria.

 

A exposição vai reunir obras de artistas que fizeram parte desta história, como Abraham Palatnik (1928-2020), Angelo Venosa (1954-2022), Ivens Machado (1942-2015), Rochelle Costi (1961-2022) e Wanda Pimentel (1943-2019), em homenagem especial ao seu legado e memória; Antonio ManuelArtur LescherCarlos ZílioDaniel FeingoldDavid CuryGonçalo Ivo; e Ana HolckAndreas AlbrectsenCarla GuagliardiClaudia MelliCristina SalgadoGabriela MachadoJeane TerraLenora de BarrosMaritza CanecaMarjô MizumotoNuno RamosOtavio SchipperPaulo VivacquaRenato Bezerra de MelloRodrigo Braga e Waltercio Caldas, representados pela Galeria. As obras vieram dos acervos dos próprios artistas, cedidas especialmente para este momento de comemoração, e algumas do próprio acervo de Anita Schwartz.


Exposição “Anita Schwartz XXV”

10 de maio a 29 de julho de 2023

Anita Schwartz Galeria de Arte

Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea,  Rio de Janeiro





Angelo Venosa


Abraham Palatnik


Ivens Machado






Peça "A menina que não queria ler"

 



A Cia 2,2,3 ... Conte outra vez é formada por Andréia Burle, Nel Rick e Maurício Cunha.

Os três autores já fizeram diversas contações de história  e também produziram o espetáculo infanto-juvenil "Romeu e Julieta do nosso jeitinho", indicado ao prêmio de melhor infanto-juvenil pelo Botequim Cultural.
"A menina que não queria ler", segundo espetáculo da companhia, foi adaptado por Andréia a partir do novo livro de mesmo nome, de Sheli Benitah Frenkel.
Nessa história, Letícia, uma menina que detesta ler, descobre o prazer da leitura esse torna uma ávida leitora, graças a persistência da mãe. O encanto pelos livros e tanto que Letícia lê diversas histórias, presenteado público com espetáculos distintos aos sábados e domingos , pois a menina vivência clássicos da literatura infantil e do folclore, de acordo com o livro que a mãe puxa da estante.
Os atores se revezam dando vida aos personagens dos livros escolhidos pela mãe da menina, transportando a plateia, de forma lúdica e divertida, para uma viagem ao imaginário de Letícia.
A garota percebe que criar mundo na imaginação é bem mais divertido do que ver filmes e, assim, o nome do ganha uma nova leitora!!!
Menos tela e mais livros, pessoal!!!
(A.B)

Programa imperdível para todas crianças assistirem, inclusive os adultos. pois os atores são muito bons interpretando vários personagens acrescentando máscaras, perucas etc,  e há  uma grande interação é com ela plateia infantil, que vibra e participa do espetáculo.












Penne al limão com salmão

Penne al limão com salmão

Paulo Braga




Ingredientes

- meio quilo de penne 
- meia caixa de leite integral
- 6 limões siciliano 
- 3 limões comuns
- meio quilo de salmão
- cebolinha 
- pimenta-do-reino a gosto 
- creme de leite fresco
- queijo parmesão a gosto 

 Modo de fazer
- cozinhar o salmão no leite
- quando estiver cozido,  retire 
- coar o leite pra voltar para panela 
- quando ferver o leite coloque uma colher de farinha de trigo e o creme de leite para engrossar
- depois acrescentar o caldo de limão siciliano e o caldo dos outros limões
- quando o molho estiver pronto, misturar  queijo parmesão e não parar de mexer 
- cozinhar o penne al dente
- colocar num prato refratário o penne
- distribuir o salmão em pedaços 
- por cima colocar uma parte do molho
- guardar a outra parte pra colocar na mesa quente e jogar cebolinha por cima