quinta-feira, 22 de dezembro de 2022
Risoto de pera com gorgonzola e nozes
Museu do Pontal - oficinas para a produção de sinos decorativos, confecção de pipas, contação de histórias
O Museu do Pontal preparou uma série de atrações para todos os públicos neste fim de semana, nos dias 17 e 18 de dezembro de 2022: oficinas para a produção de sinos decorativos, com a reutilização de materiais recicláveis; de confecção de pipas que depois serão empinadas na Praça-Jardim do Museu; e ainda a contação de histórias com a adaptação feita ator, autor e palhaço Gabriel Sant’Anna do conto “A menina que vendia fósforos”, de Hans Christian Andersen.
As tradicionais atividades Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira e Baú de Brinquedos Populares acontecerão como sempre pela manhã e à tarde.
Além da programação cultural e educativa no fim de semana, o público pode se encantar com as exposições em cartaz no Museu do Pontal: “Djalma Corrêa – 80 Anos de Música e Pesquisa”; “O Circo Chegou!”, que abrange um recorte da "Ocupação Benjamim de Oliveira", do Itaú Cultural; e “Novos Ares! Pontal Reinventado”, de longa duração.
A entrada é gratuita ou por contribuição voluntária, e pode ser adquirida antecipadamente no site:https://site.bileto.
Programação Educativa Cultural – 17 e 18 de dezembro de 2022
Museu do Pontal
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, CEP
22790-711 [ao lado do condomínio Alphaville Residências]
10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30, meia hora antes do horário
de fechamento do Museu)
segunda-feira, 12 de dezembro de 2022
Prêmio de Arquiteta do Ano, no IAB-RJ
Elizabeth de Portzamparc, carioca radicada em Paris desde 1969, tem ganhado muitos prêmios na Europa por sua atividade destacada em arquitetura e urbanismo, principalmente à frente de projetos de grande porte, na França e na China.
Agora ela está no Rio de Janeiro, para receber, hoje, dia 12, às 18h, o prêmio de Arquiteta do Ano, no IAB-RJ (Rua do Pinheiro, 10, Flamengo).
No dia 15, às 17h, ela fará a palestra magna em uma solenidade do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, no MAR ( Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá),em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista. Após sua fala, haverá um debate com Sérgio Magalhães e mediação de Nádia Somekh.
O que tem destacado Elizabeth de Portzamparc no cenário atual da arquitetura, e talvez seja a chave do sucesso para vencer tantos concursos internacionais – em que os participantes são identificados por números, e não nomes – é sua ousadia e a profunda conexão com a natureza. “Devemos propor um modo de viver completamente integrado, em respeito total à floresta, coabitando, enriquecendo este ecossistema. Nós temos que conviver com a natureza, com delicadeza, e fazer parte dela”, diz.
Outro conceito presente em sua projetos é o de que “a sustentabilidade urbana é inseparável da sua dimensão social, e as práticas arquitetônicas favorecem a criação de ligações e espaços comuns. Precisamos pensar em novas formas de viver nas zonas metropolitanas”.
Filé de linguado ao molho branco
Filé de linguado ao molho branco
quinta-feira, 8 de dezembro de 2022
“Inserções” na Galeria Patrícia Costa
“Inserções” na Galeria Patrícia Costa
Adriano Mangiavacchi completa mais de 40 anos de trajetória e exibe novas obras
Em 1982, o artista italiano Adriano Mangiavacchi fazia sua primeira individual no Parque Lage. Quatro décadas depois, ele apresenta obras recentes e inéditas na mostra “Inserções”, que abre no dia 8 de dezembro, na Galeria Patrícia Costa, em Copacabana, e no dia 17, na Casa de Petrópolis, na Serra Fluminense. Sob a curadoria de Claudia Saldanha, a exposição reúne mais de 18 trabalhos produzidos entre 2018 e 2022. Utilizando o processo de “seripintura” - termo concebido pelo artista que reúne as qualidades da pintura e da serigrafia -, ele produz telas de formatos diversos aglutinadas, como se fossem peças de outdoors, compondo uma única obra (algumas chegam a medir 1,60m x 2,20m).
“Porque ‘Inserções’? Inserir é incluir! Inclusão de várias partes diferentes para criar uma união harmoniosa. Inserir é entrar, é pertencer, é entregar-se, é mergulhar, é aprofundar. Enfim, In-ser-ção é o ato de "ser" in!”, define o artista.
São inserções casuais, que resgatam paisagens com o colorido de amarelos, laranjas e verdes, presentes na natureza brasileira que Mangiavacchi tanto admira. As cores resultam da mistura de tintas acrílicas, depois numeradas, meticulosamente, para dar origem à sua própria paleta. Em alguns quadros, usa tintas iridescentes, resultando em reflexos metalizados.
“Adriano apropria-se da paisagem do Rio como alguém que conhece profundamente a cidade. Um observador assíduo, que de tanto testemunhar a vida de seus habitantes e a própria paisagem, acaba por apaixonar-se por seu objeto de desejo”, diz a curadora, Claudia Saldanha.
“Inserções” – individual apresenta obras recentes de Adriano Mangiavacchi
Curadoria: Claudia Saldanha
Abertura: 8 de dezembro, das 17h às 21h
Visitação: de 9 de dezembro de 2022 a 14 de janeiro de 2023
Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 17h
Local: Galeria Patricia Costa
Endereço: Av. Atlântica, 4.240/lojas 224 e 225 – Copacabana – RJ
Bolinho de aliche
Bolinho de aliche
Ingredientes
- - 1 kg farinha de trigo
- - 1/2 xícara de aliche (ou anchova) desfiada
- - 1 xicara salsinha bem picadinha
- - 1 ovo
- - sal e pimenta a gosto, pois o aliche já é salgado
- Modo de fazer
- - Amasse a mandioca
- - Coloque o ovo, a farinha, salsinha, sal e a pimenta
- - Misture até fazer uma massa
- - Faça os bolinhos colocando ao aliche no meio
- - Frite em óleo bem quente
terça-feira, 29 de novembro de 2022
Daniel Feingold no Paço Imperial
O Artista comemora 30 anos de trabalhos
Na próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, o Paço Imperial inaugura uma grande exposição que marca os 30 anos de trajetória do artista carioca Daniel Feingold. Com curadoria de Paulo Venâncio Filho, serão apresentadas cerca de 60 pinturas recentes e inéditas, em pequenos formatos, em óleo e bastão oleoso sobre tela, que marcam uma nova fase na obra do artista, com cores mais vivas e campos cromáticos inéditos. Como um desdobramento dessas novas obras, também serão apresentadas oito pinturas inéditas, em grandes dimensões, com tamanhos que chegam a 3 metros de comprimento, e dialogam com as obras de menor formato.
Conhecido por suas pinturas monumentais, nas quais escorria o esmalte sintético pela tela, criando tramas, Feingold não só mudou o material, mas também as formas e a paleta, com cores mais vivas, muitas delas em neon, além da introdução do prata, trazendo mais luz e vitalidade para as telas. “O fundo prata ou alumínio energiza fisicamente a superfície chapada”, afirma o curador, que completa: “E o que dizer dessas cores tão improváveis, indefiníveis, tão além dos padrões modernos – lancinantes, eu diria. Reconfortantes, não. Ameaçadoras, talvez. Descarregam corajosamente no espaço sua versão da complexidade atual que se quer simplificar – o bem estar não está mais entre nós. Lampejos derradeiros do body electric”.
Exposição “Pequenos Formatos”, de Daniel Feingold
Abertura: 30 de novembro de 2022, das 12h às 18h
Exposição: até 12 de fevereiro de 2023
Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Terça a sexta, das 12h às 18h.
Finais de semana e feriados, das 12h às 18h.
Frango ao creme de milho
Frango ao creme de milho
quinta-feira, 24 de novembro de 2022
Exposição interativa “Arte Alerta”
Em sua sexta edição, a exposição Arte Alerta inaugura em dois espaços no início de dezembro: dia 1º, no Centro Cultural Correios RJ, e no dia 3, no Espaço Cultural Correios Niterói. Idealizada pela artista gaúcha Lesiane Lazzarotti Ogg, atualmente radicada no Rio de Janeiro, a mostra tem sua curadoria em parceria com Luiz Badia. Entre os diferenciais, está a possibilidade de criação e intervenção artística pelos próprios visitantes, o que tem levado milhares de pessoas para conhecer o projeto por onde ele passa, especialmente crianças e adolescentes.
“O projeto Arte Alerta foi criado com o intuito de mobilizar vários artistas na causa de alertar as pessoas sobre a degradação provocada pelo ser humano ao meio ambiente. Em um sentido mais amplo, envolvendo também outros aspectos do mundo contemporâneo que afetam a todos, como tecnologia e mudanças de comportamento”, explica Lesiane. “O Arte Alerta tem como foco plantar uma semente nas novas gerações, conscientizando uma necessidade de preservar o planeta de nossas próprias ações predatórias”, completa.
Nesta edição do Arte Alerta, 16 artistas que integram o Atelier Baluarte, do Rio de Janeiro, exibirão suas pinturas com diferentes mensagens sobre a sensível questão de preservação do entorno, questionando a postura da humanidade em relação à Natureza e à Vida. Temas como meio ambiente; animais, vegetais, sustentabilidade, aquecimento global, paz mundial, educação, preconceito, violência, COVID e afastamento social serão bordados por eles através de suas pinturas.
Além dos trabalhos expostos, serão realizadas ações de arte-educação, procurando inserir o público na mostra, convidado a produzir arte e a interagir a partir de trabalhos manuais orientados pelos monitores.
Também será exibida uma videoarte sobre a natureza chamada “Alma da Mata”, assinado pelo curador Luiz Badia.
Artistas participantes
Adriana Brito, Anabela Costa, Araci Gardel, Fátima Santos, Gabriel Lima, Jaqueline Ikemura, L. Lazarotti Ogg, Lise Godinho, Márcia Grijó, Marilena Mota, Matilde Toledo, Nequitz Nieves Dace, Riele Kraeter, Thereza Toscano e Yara Persi.
“Arte Alerta VI”
Curadoria: Lesiane Ogg e Luiz Badia
Centro Cultural Correios RJ
Abertura: dia 1º de dezembro, quinta, das 15h às 19h
Visitação: de 3 de dezembro de 2022 a 28 de janeiro de 2023
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro - RJ
Horário: de terça a sábado, das 12h às 19h
Espaço Cultural Correios Niterói
Abertura: dia 3 de dezembro, sábado, das 13h às 18h
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 - Centro, Niterói – RJ
Visitação: de 5 de dezembro de 2022 a 21 de janeiro de 2023
Horário: de segunda a sexta, das 11h às 18h
Creme de banana
Creme de banana
sexta-feira, 18 de novembro de 2022
“QUARTETA”
Quatro artistas apresentam exposição presencial no Estúdio Ipê,
no Itanhangá, e virtual, pela plataforma da Galeria Chegamos
QUARTETA é a exposição que é resultado do encontro das pintoras Daniela Santa Cruz, Karin Cagy, MIRTA e Paula Boechat, que se expressam ao olhar através de cores, formas, gestos e materialidade das telas. A mostra inaugura no dia 1º de dezembro, no Estúdio Ipê, novo espaço dedicado à arte no Itanhangá, com cerca de 20 pinturas, e também virtualmente, na plataforma internacional Artsy.net pela Galeria Chegamos (www.artsy.net/chegamos).
A parceria entre elas surgiu de um processo de maturação iniciado no contato semanal na Escola de Artes Visuais do Parque Lage: unidas pelos próprios questionamentos, suas propostas de pintura, histórias de vida e ideias heterogêneas, se revelaram ao mesmo tempo complementares e foi o que as uniu. Além do fato de serem mulheres e mães, elas têm em comum, acima de tudo, o fato de estarem envolvidas no fazer artístico pictórico.
Sob a curadoria da também artista e pesquisadora Luana Aguiar, QUARTETA apresenta um conjunto de obras dessas artistas mulheres cisgênero que se autorizam e se reconhecem enquanto pintoras.
Quarteta”
Curadoria: Luana Aguiar
Abertura: 1º de dezembro, quinta-feira, das 16h às 22h
Visitação com horário marcado: de 2 de dezembro de 2022 a 5 de janeiro de 2023
Telefone para marcação: 21 99175-0104
Horário: de segunda a sexta, das 12h às 18h
Local: Estúdio Ipê - Rua Raul Pitanga 39 - Itanhangá - RJ