Foi inaugurada no dia 24 de junho, “Esta é a hora dos monstros“, a primeira exposição individual de Julia Debassel na Portas Vilaseca Galeria em Botafogo no Rio de Janeiro.. Com texto da curadora e crítica de arte Clarissa Diniz, a mostra apresenta a produção mais recente em pintura da artista, reunindo miragens e distorções entre a ciência e o folclore, entre a natureza e a cultura. É nesse lusco-fusco que surgem os monstros.
Para além das figuras e das situações extraordinárias de suas pinturas, é também em seus aspectos formais que a obra de Debasse sustenta a dimensão alucinatória do projeto de fabular não apenas monstros, como também a historicidade da própria ideia das bestas, das criaturas míticas ou das imagens que inventamos para os seres que não pudemos conhecer. Desta forma, a planaridade de suas figurações, a saturação indelicada das cores, a pressa das transições cromáticas, o uso de soluções pictóricas mais comuns a pinturas de bar do que ao imaginário das belas-artes, o emprego de caixas de pizza ou madeirites como superfícies para suas obras e a exploração de uma paleta saturada salvaguardam não só a intenção de não-verossimilhança de Julia Debasse como, mais do que isso, apontam para a contingência estética, histórica e política de seu monstruoso imaginário.
A exposição segue até 14 de agosto e a visitação (por agendamento) é de terça a sexta-feira, das 11 às 19 horas; e aos sábados, das 11 às 17 horas.
SERVIÇO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente