quinta-feira, 22 de dezembro de 2022
Risoto de pera com gorgonzola e nozes
Museu do Pontal - oficinas para a produção de sinos decorativos, confecção de pipas, contação de histórias
O Museu do Pontal preparou uma série de atrações para todos os públicos neste fim de semana, nos dias 17 e 18 de dezembro de 2022: oficinas para a produção de sinos decorativos, com a reutilização de materiais recicláveis; de confecção de pipas que depois serão empinadas na Praça-Jardim do Museu; e ainda a contação de histórias com a adaptação feita ator, autor e palhaço Gabriel Sant’Anna do conto “A menina que vendia fósforos”, de Hans Christian Andersen.
As tradicionais atividades Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira e Baú de Brinquedos Populares acontecerão como sempre pela manhã e à tarde.
Além da programação cultural e educativa no fim de semana, o público pode se encantar com as exposições em cartaz no Museu do Pontal: “Djalma Corrêa – 80 Anos de Música e Pesquisa”; “O Circo Chegou!”, que abrange um recorte da "Ocupação Benjamim de Oliveira", do Itaú Cultural; e “Novos Ares! Pontal Reinventado”, de longa duração.
A entrada é gratuita ou por contribuição voluntária, e pode ser adquirida antecipadamente no site:https://site.bileto.
Programação Educativa Cultural – 17 e 18 de dezembro de 2022
Museu do Pontal
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, CEP
22790-711 [ao lado do condomínio Alphaville Residências]
10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30, meia hora antes do horário
de fechamento do Museu)
segunda-feira, 12 de dezembro de 2022
Prêmio de Arquiteta do Ano, no IAB-RJ
Elizabeth de Portzamparc, carioca radicada em Paris desde 1969, tem ganhado muitos prêmios na Europa por sua atividade destacada em arquitetura e urbanismo, principalmente à frente de projetos de grande porte, na França e na China.
Agora ela está no Rio de Janeiro, para receber, hoje, dia 12, às 18h, o prêmio de Arquiteta do Ano, no IAB-RJ (Rua do Pinheiro, 10, Flamengo).
No dia 15, às 17h, ela fará a palestra magna em uma solenidade do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, no MAR ( Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá),em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista. Após sua fala, haverá um debate com Sérgio Magalhães e mediação de Nádia Somekh.
O que tem destacado Elizabeth de Portzamparc no cenário atual da arquitetura, e talvez seja a chave do sucesso para vencer tantos concursos internacionais – em que os participantes são identificados por números, e não nomes – é sua ousadia e a profunda conexão com a natureza. “Devemos propor um modo de viver completamente integrado, em respeito total à floresta, coabitando, enriquecendo este ecossistema. Nós temos que conviver com a natureza, com delicadeza, e fazer parte dela”, diz.
Outro conceito presente em sua projetos é o de que “a sustentabilidade urbana é inseparável da sua dimensão social, e as práticas arquitetônicas favorecem a criação de ligações e espaços comuns. Precisamos pensar em novas formas de viver nas zonas metropolitanas”.
Filé de linguado ao molho branco
Filé de linguado ao molho branco
quinta-feira, 8 de dezembro de 2022
“Inserções” na Galeria Patrícia Costa
“Inserções” na Galeria Patrícia Costa
Adriano Mangiavacchi completa mais de 40 anos de trajetória e exibe novas obras
Em 1982, o artista italiano Adriano Mangiavacchi fazia sua primeira individual no Parque Lage. Quatro décadas depois, ele apresenta obras recentes e inéditas na mostra “Inserções”, que abre no dia 8 de dezembro, na Galeria Patrícia Costa, em Copacabana, e no dia 17, na Casa de Petrópolis, na Serra Fluminense. Sob a curadoria de Claudia Saldanha, a exposição reúne mais de 18 trabalhos produzidos entre 2018 e 2022. Utilizando o processo de “seripintura” - termo concebido pelo artista que reúne as qualidades da pintura e da serigrafia -, ele produz telas de formatos diversos aglutinadas, como se fossem peças de outdoors, compondo uma única obra (algumas chegam a medir 1,60m x 2,20m).
“Porque ‘Inserções’? Inserir é incluir! Inclusão de várias partes diferentes para criar uma união harmoniosa. Inserir é entrar, é pertencer, é entregar-se, é mergulhar, é aprofundar. Enfim, In-ser-ção é o ato de "ser" in!”, define o artista.
São inserções casuais, que resgatam paisagens com o colorido de amarelos, laranjas e verdes, presentes na natureza brasileira que Mangiavacchi tanto admira. As cores resultam da mistura de tintas acrílicas, depois numeradas, meticulosamente, para dar origem à sua própria paleta. Em alguns quadros, usa tintas iridescentes, resultando em reflexos metalizados.
“Adriano apropria-se da paisagem do Rio como alguém que conhece profundamente a cidade. Um observador assíduo, que de tanto testemunhar a vida de seus habitantes e a própria paisagem, acaba por apaixonar-se por seu objeto de desejo”, diz a curadora, Claudia Saldanha.
“Inserções” – individual apresenta obras recentes de Adriano Mangiavacchi
Curadoria: Claudia Saldanha
Abertura: 8 de dezembro, das 17h às 21h
Visitação: de 9 de dezembro de 2022 a 14 de janeiro de 2023
Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 17h
Local: Galeria Patricia Costa
Endereço: Av. Atlântica, 4.240/lojas 224 e 225 – Copacabana – RJ
Bolinho de aliche
Bolinho de aliche
Ingredientes
- - 1 kg farinha de trigo
- - 1/2 xícara de aliche (ou anchova) desfiada
- - 1 xicara salsinha bem picadinha
- - 1 ovo
- - sal e pimenta a gosto, pois o aliche já é salgado
- Modo de fazer
- - Amasse a mandioca
- - Coloque o ovo, a farinha, salsinha, sal e a pimenta
- - Misture até fazer uma massa
- - Faça os bolinhos colocando ao aliche no meio
- - Frite em óleo bem quente