O paisagista Roberto Burle Marx testou o conceito de jardim tropical moderno no local
O Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, recebeu nesta terça-feira dia 27 de julho o título de Patrimônio Mundial. O espaço na Zona Oeste da capital fluminense foi criado por um dos principais paisagistas brasileiros e conta com mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais, em viveiros e jardins, dentro de 405 mil metros quadrados.
A primeira parte do terreno foi comprada em 1949 pelo paisagista Burle Marx e pelo irmão dele Guilherme Siegfried, para abrigar a coleção botânica e testar novas associações de plantas. Marx testou o conceito de jardim tropical moderno, que seria a base de grande parte do seu trabalho. Em 1985, o sítio foi doado para o Governo Federal e, com a morte do paisagista, em 1994, passou a ser um centro cultural administrado pelo Iphan.
Paulista, o paisagista Roberto Burle Marx viveu no Rio de Janeiro e estudou na Artes Plásticas na Escola Nacional de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Morreu na capital do estado em 1994, aos 84 anos. Professor de Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pedro da Luz Moreira celebra o tombamento e explica que essa era uma reivindicação antiga das categorias.
“O sítio é um acontecimento único, escolhido por ele não só como seu lugar, não só de moradia, mas de trabalho, era um centro de pesquisa onde ele fazia experimentos com espécies coletadas pelo mundo em suas viagens, para ver como elas se adaptariam ao nosso clima. Muitos projetos nasceram ali, com pesquisas de botânica e paisagismo. É uma área enorme, com características de transição de terrenos, então tem manguezal, tem encosta, Mata Atlântica, tudo o que contribuiu para a riqueza dos trabalhos”, afirma o pesquisador.
Os projetos de Burle Marx são reconhecidos por utilizar plantas nativas dos biomas brasileiros e ele também descobriu novas espécies de flora. Outra assinatura típica de seus trabalhos eram os jardins aquáticos. Há obras de Burle Marx em todo o mundo. O paisagista frequentemente era requisitado para parcerias com arquitetos famosos.
Quem quiser visitar ou fazer um programa inesquecível:
Iu entra no site ou agenda pelo telefone 21 24101412
Endereço Estrada Roberto Burle Max 2019 - Barra de Guaratiba - RJ