quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

O Rei está morto, Viva o Rei


Renato Simões


      Seria uma expressão que bem poderia caber, como no passado quando ocorria uma mudança de poder monárquico. O pai, soberano falecia, e o filho, "príncipe" assumia o trono. No caso presente, foi adotado o mesmo critério, mais do que uma contingência natural de personalidades, uma consequência de tempo.

       O rei morto seria o ano de 2016, repleto de desgraças e, consequentemente, de tristezas distribuídas pelo Mundo inteiro. Não só a natureza parece revoltada pela alão dos homens - criaturas muito perversas - como esses mesmos parecem odiar seus semelhantes: é uma bomba que explode no mercado cheio de gente, é um incêndio num ambiente trancado vitimando muita gente desconhecida, inocente, é uma discrepância malvadeza gratuita, talvez aliada à ganância que explode em vários cantos da Terra.

          Não é por outro motivo que o brado "Viva o Rei" pode ser presságio de novos tempos, fica muito legitimado como uma esperança no horizonte vindouro.

Então, gritemos esperançosos : Viva o Rei! Viva 2017!






terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Bolo de Natal



  • 3/4 de xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas
  • 125 g de cerejas em calda escorridas e picadas
  • 1/2 xícara (chá) de ameixas pretas secas, picadas, sem caroço
  • 1/2 xícara (chá) de uvas-passas pretas
  • 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
  • 3/4 de xícara (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara (chá) de leite condensado
  • Frutas cristalizadas, nozes e cerejas para decorar
Preparo

Pré-aqueça o forno à 150ºC

Em uma tigela misture as frutas cristalizadas, as ameixas, as cerejas, as passas e as nozes com 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo e reserve

Em uma tigela grande bata a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura fofa e adicione os ovos , o fermento, a farinha e o leite condensado 

Bata até ficar homogêneo 

Acrescente a massa as frutas secas reservadas

Coloque em uma fôrma de furo central (22cm de diâmetro) untada e polvilhada com açúcar e, se tiver alguma bolha de ar, bata em uma superfície até que saiam

Leve para assar por 45 minutos ou até que enfiando um palito ele saia limpo

Confeite como quiser

Última confraternização de 2016 - Amigo oculto





Natal é uma época de confraternização! Todos os anos o nosso grupo "Chá sem chá" , antes do Natal onde cada uma passa com a sua família, festeja o final de ano fazendo um amigo oculto.  Este ano todas fomos de gorro do Papai Noel, trocamos as lembranças, curtimos bastante a tarde.  E vamos continuando a nossa amizade e os nossos encontros alegres para 2017. Para as que não puderam comparecer, sentimos a falta delas e esperamos que no próximo "Chá sem chá" o grupo esteja completo.




Carminha e Fátima Leone - crítica de livros


Terezinha e eu


Yolanda e Myriam Helena


Ana , Terezinha, a gerente Vera e Yolanda


Ana - a fotógrafa




quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Bruno Vilela – O livro de São Sebastião




Destacado artista pernambucano mostra pinturas inéditas e feitas especialmente para esta grande individual na Anita Schwartz Galeria de Arte. Ele vai exibir ainda filme dirigido por Beto Brant sobre seu trabalho, dentro da série “Se Cria Assim”, de Cláudio Assis.

Foi inaugurada no dia 14 de dezembro a exposição “O livro de São Sebastião”, com trabalhos inéditos e feitos especialmente para o espaço da galeria pelo artista pernambucano Bruno Vilela (1977), que desde 2001 é atuante na cena nacional e internacional. A mostra apresenta 15 pinturas, das quais sete óleos sobre tela e oito trabalhos sobre papel, onde o artista utiliza diversas técnicas, desde a sobreposição da tinta óleo ao pastel seco e carvão, ao uso da folha de prata. As obras dão sequência à pesquisa do artista sobre arquétipos e mitologias, em que desta vez se aprofunda no universo judaico-cristão e no hermetismo. “Pintar é uma maneira de reproduzir as imagens do inconsciente em uma tela. Na impossibilidade de se fotografar sonhos e pesadelos, é possível entrar em estado de sonho através da pintura”, conta Bruno Vilela, que aborda o universo onírico, e investiga memórias ancestrais e pessoais. “Esta exposição é como um livro. Seus textos foram perdidos. Mas suas ilustrações sobreviveram”, diz ele.

Exposição “Bruno Vilela – O livro de São Sebastião” 
Anita Schwartz Galeria de Arte, Rio 
Visitação pública: 15 de dezembro de 2016 a 4 de março de 2017
Entrada Franca
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, 22470-100, Rio de Janeiro
Telefones: 21.2274.3873 e 2540.6446
Horário: 10h às 20h, de segunda a sexta, e das 12h às 18h, aos sábados







Delícias de Natal


Peito de peru ao vinho


Ingredientes

3 kg de peito de peru desossado
2 unidade(s) de limão
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino preta
1 unidade(s) de cebola ralada(s)
3 dente(s) de alho amassado(s)
2 unidade(s) de maçã em cubos médios
2 xícara(s) (chá) de vinho branco
60 gr de uva passa
2 xícara(s) (chá) de suco de laranja
1 colher(es) (sopa) de orégano
1 colher(es) (café) de canela-da-china em pó

Como fazer
Lave bem o peru, e passe o suco de limão.
A seguir, misture em uma vasilha a cebola ralada, sal, alho, pimenta, vinho, orégano, canela em pó e as maçãs em cubos.


Cupcake Natalino


Para quem quer aprender uma receita fácil e simples de cupcake, essa é dica ideal. Essa massa básica pode ser preparada de forma rápida e prática,  além de combinar com diversos tipos de coberturas e recheios.

Ingredientes

3 ovos
1 xícara (chá) de acucar
1/2 xícara (chá) de margarina
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de aroma de baunilha
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Preparo

  1. Bata as claras em neve e reserve.
  2. Bata as gemas com o açucar até esbranquiçar. Junte a margarina e bata mais um pouco.
  3. Em seguida, adicione o leite, o aroma de baunilha e a farinha de trigo. Bata tudo para misturar e encorpar os ingredientes.
  4. Misture o fermento à massa com auxílio de uma colher ou de uma espátula flexível.
  5. Depois, incorpore as claras em neve e mexa delicadamente com auxílio do fuê. Coloque a massa no saco de confeitar e reserve.
  6. Coloque as forminhas de papel na forma de cupcake (ou nas forminhas de empada). Não é preciso untar.
  7. Preencha as forminhas com massa até faltar mais ou menos um dedo para a borda da forma (3/4 da forma).
  8. Leve as forminhas com a massa ao forno pré-aquecido a 180 graus entre 25 e 30 minutos.
  9. Para ver se esta cozido, após os 25 minutos espete o cupcake com um palitinho - se sair limpo, você já pode tirar do forno, se não, deixe no forno por mais alguns minutos.
  10. Resista à curiosidade e não abra o forno nos primeiros 10 minutos.
  11. Apenas após esfriar confeite.


terça-feira, 13 de dezembro de 2016

OITIS 55 – Um Retrato do Design Carioca - MAM - Rio


OITIS 55 – Um Retrato do Design Carioca”
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

O MAM Rio de Janeiro e o SEBRAE apresentam a exposição “Oitis 55 – Um Retrato do Design Carioca”, que reúne projetos desenvolvidos pelo coletivo Oitis 55, formado por 21 empresas de design contemporâneo do Rio de Janeiro. São 80 peças, dentre, mobiliários, acessórios, utilitários e objetos de decoração. “Com esta exposição, o MAM Rio dialoga com a experiência do trabalho coletivo, na qual a reunião de diversos talentos estimula a criatividade e a originalidade dos projetos, marcas importantes do nosso design”, explica Tulio Mariante, curador de design do Museu. 
O Oitis 55 é um grupo heterogêneo e jovem, inquieto, composto por 50 designers que vão de 25 a 56 anos, representando um novo modo de empreender design de produto, que enxerga o design como agente transformador e de qualidade de vida, e trabalha com apoio mútuo e cocriação, com fluidez, flexibilidade e transparência nos relacionamentos. 
Além de focar na consciência socioambiental e valorizar a produção local, propõe formas diferentes de relacionamento com as pessoas e com o mercado, pensando o design com calma e afeto. Independentes,  trabalham sua gestão de forma orgânica e flexível, buscando se desenvolver por meio da troca constante de experiências e da construção de boas práticas e parcerias. Contando com o apoio do SEBRAE, em apenas três anos de existência já é  reconhecido dentro e fora do país. 
Além da criação dos produtos, o Oitis 55 atua ativamente na prestação de serviços em diferentes áreas como desenvolvimento de produtos para indústria, cenografia, arquitetura & interiores e comunicação visual.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro 
Abertura: 10 de dezembro de 2016, das 15h às 18h 
Exposição: até 12 de março de 2017
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85

Parque do Flamengo 
  







quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

FRASES


 Deixe o seu sorriso mudar o mundo mas não deixe o mundo mudar seu sorriso


Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.


Las personas gordas saben que son gordas... 
Las personas altas saben que son altas...
?Por qué lãs estúpidas non?


Nunca se sinta inferior  a quem se acha melhor do que você. Pois a chuva, por mais alta que seja sempre cai aos nossos pés.

Gente bem resolvida não inferniza a vida alheia.

Exposição na Caixa Cultural


CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO EXIBE FOTOGRAFIAS DE ALAIR GOMES

Exposição conta com 293 imagens realizadas, entre 1960 e 1980, pelo fotógrafo notabilizado pelas séries de conteúdo homoerótico e voyeurista





A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 13 de dezembro de 2016 a 19 de fevereiro de 2017, a mostra Alair Gomes: Percursos. Organizada pelo pesquisador e curador Eder Chiodetto, a individual do fotógrafo Alair Gomes traz a público uma seleção de 293 imagens das séries Sonatinas, Four FeetSymphony of Erotic IconsThe Course of the SunBeach Triptych e A New Sentimental Journey

A exposição, que esteve na CAIXA Cultural São Paulo em 2015 e gerou recorde de visitantes, também traz série inédita de fotografias de atletas do surf, futebol, canoagem e natação no Rio de Janeiro, além da realizada na Praça da República, em 1969, na cidade de São Paulo. 

Considerado um dos precursores da fotografia homoerótica no Brasil, Alair Gomes notabilizou-se a partir dos anos 1960 pelas fotografias que enfocam o corpo do homem belo e jovem, seguindo a tradição da história da arte, notadamente das esculturas greco-romanas. 

A exposição Alair Gomes: Percursos é aberta com uma série inédita de 32 fotografias da Praça da República, de São Paulo, em 1969, auge do movimento hippie no Brasil. 

Exposição Alair Gomes - Percursos
Entrada Franca
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Abertura: 13 de dezembro (terça-feira), às 18h (com visita guiada do curador Eder Chiodetto)
Visitação: 13 dezembro de 2016 a 19 de fevereiro de 2017
Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 21h

Jardim da Júlia





Para comemorar o primeiro aninho de Júlia Atherino, seus pais, Flávia e Marcelo, comemoraram numa casa de festas em Botafogo (Quintal Buffet Infantil). O lugar tem muitas opções de diversão tais como pula-pula, escorrega, piscina de bolas e local de aventuras, sempre com animadores supervisionando as crianças. A mesa de doces estava lindíssima e muito saborosa. Os convidados e as crianças aproveitaram bastante esta festa que tinha até uma carrocinha de sorvetes Itália. Todos os doces e o bolo foram feitos pela avó Maisa e sua "futura nora" Lais Salgado. Júlia reinou como uma princesa!

Maisa Atherino, Júlia, e seus pais Flávia
 e Marcelo Atherimo





Os brindes idealizados by Maisa







O bolo feito pela Lais

Mariana Rosa Silva Atherino, Yolanda e Maisa Atherino


Leonardo Atherino e Lais Salgado










Encomendas : Lais Salgado     - 21 999221013
                       Maisa Atherino - 21 999823806


terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Sanduiche tropical



SANDUICHE TROPICAL

Ingredientes


  • 5 colheres (sopa) de maionese 
  • 2 fatias de pão de forma sem casca
  • 1 rabanete ralado
  • 1 cenoura ralada
  • 4 fatias de queijo branco
  • 4 fatias de blanquet de peru
  • 5 folhas de alface crespa picada

Pode acrescentar outros ingredientes de sua preferência (salame, picles, etc)
Deixar na geladeira até a hora de servir

Uma dica deliciosa e rápida para o verão.

Livro Jantar Secreto




Quando li a sinopse (abaixo) bateu uma desconfiança: será que consigo encarar? Mas como adorei “Suicidas” e “Dias Perfeitos” comecei a ler e não me decepcionei. Valeu a pena! Uma mistura de Hitchcock e Tarantino: muito suspense e humor negro.

Fica uma pergunta: até onde a ambição pode levar o homem?

Sinopse: Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles. 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Pão Italiano recheado




Pão Italiano Recheado
uma receita italian rápida, fácil e deliciosa

Pegue um pão italiano (redondo) e corte uma tampa
Retire o miolo do pão
Acrescente recheio de sua preferência ( como queijos tipo, gruyere, provolone, gorgonzola,parmesão ou outros de sua preferència e  pedaços calabresa, prochuto, salame, e tomate )
Polvilhe por cima com manjericão e orégano
Feche o pão e embrulhe em papel alumínio
Leve ao forno pré aquecido até derreter tudo (+-10 minutos)
Retire e sirva como quiser 
Acompanhe com um bom vinho tinto

By Roberto Figueiredo

Exposição de Maria Luisa Mendonça em Ipanema




A atriz e artista plástica Maria Luisa Mendonça apresenta a exposição  "Eu me registrarei sob um nome falso" até 17 de dezembro na Galeria de arte Maria de Lurdes Mendes de Almeida ( Rua Joana Angélica 63, Ipanema). Segundo seu curador, Paulo Sérgio Duarte: "Maria Luisa não é somente pintora , é, também, atriz dramática. É inevitável que essa dimensão do seu poder criativo passe para a obra. Essa passagem não é fácil, é feita com sofrimento, é difícil, mas é esta experiência que ela tem coragem de nos apresentar. A passagem da experiência teatral para a pintura. Vejam bem, se observarmos as telas, temos pinturas absolutamente íntegras que testemunham que em grande parte foram finalizadas com os pés mergulhados em tinta..."









Um nova proposta infantil em Ipanema




Artur e Eliane Rubinsztejn comentaram sobre a sua proposta: 
"Somos uma multimarca focada no público infantil de 0 a 8 anos. Complementando nosso mix, trabalhamos com brinquedos de madeira educativos e criativos. A ideia surgiu há cerca de 4 anos com a chegada dos netos."  Você encontra artigos lindos para recém nascidos, conjuntos,  pijamas e vestidos charmosos para as princesas além de uma gama variada de brinquedos criativos.. Vale a pena dar uma conferida nessa loja em Ipanema.
Rua Visconde de Pirajá 444, loja 108.   



Os simpáticos Artur e Eliane
 proprietários da loja