Ingredientes
- 5 talos de salsão
- 500g uvas rosada sem caroço
- 3 maçãs verdes
Molho
- 1 pote iogurte natural
- 2 colheres de chá de mostarda Dijon
- azeite a gosto
- sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer
- molho
“ATEMPORAL — como se fosse a primeira vez” , com curadoria de Osvaldo Carvalho
Será inaugurada no dia 15 de janeiro, quinta-feira, a Exposição coletiva que ocupará a Sala Antonio Berni, do Consulado Geral da Argentina no Rio de Janeiro, com curadoria de Osvaldo Carvalho. Haverá uma visita guiada com a participação do curador e dos artistas Ana Herter, Ana Pose, Carmen Givoni, Chris Jorge, Cris Cabus, Dorys Daher, Edson Landim, Eliana Tavares, Heloisa Alvim, Heloisa Madragoa, Jabim Nunes, Jorge Cupim, Laura Bonfá Burnier, Laura Figueiredo-Brandt, Leila Bokel, Leo Stuckert, Lígia Teixeira, Luís Teixeira, Luiz Badia, Luiz Bhering, Marcelo Rezende, Márcia Clayton, Mario Coutinho, Mario Camargo, Osvaldo Carvalho, Osvaldo Gaia, Priscilla Ramos, Raquel Saliba, Regina Hornung, robson mac3Do, Rosi Baetas, Sandra Gonçalves e Sandra Schechtman.
Santo Agostinho, Kant, Sartre, Einstein e Hans Belting, serviram como fonte de inspiração para a mostra coletiva “ATEMPORAL — como se fosse a primeira vez”, que ocupa a Sala Antonio Berni do Consulado Geral da Argentina no Rio de Janeiro, até o dia 28 e fevereiro. Sob curadoria de Osvaldo Carvalho, propõe uma reflexão poética e filosófica sobre a natureza do tempo e sua presença nas artes visuais contemporâneas.
Os 33 artistas exploram diferentes possibilidades de compreensão de um tempo não linear, mas cíclico - em diálogo com temas como identidade, corpo, território, meio ambiente, ancestralidade, silêncio, deslocamento e pertencimento. As obras refletem sobre singularidades culturais e potencialidades poéticas, evocando “o tempo que não corre debalde, nem passa inutilmente sobre nossos sentidos”, no dizer de Santo Agostinho, e se expande em espiral, interligando passado, presente e futuro, conforme os ensinamentos da própria natureza, ao mostrar que os acontecimentos se repetem, se renovam e se transformam em novas circunstâncias.
O QUE FOI AINDA É, E REVERBERARÁ.
Os trabalhos selecionados abordam temas como identidade, corpo, território, ancestralidade, meio ambiente, silêncio, deslocamento e pertencimento, estabelecendo um diálogo sensível entre memória e atualidade. São obras que ultrapassam seu contexto histórico, preservando força estética e simbólica ao longo do tempo e comunicando-se com diferentes gerações e sensibilidades.
“ATEMPORAL — como se fosse a primeira vez”
Local: Sala Antonio Berni | Consulado Geral da Argentina no Rio de Janeiro
Visitação: até 28 de janeiro de 2026
Endereço: Praia de Botafogo, 228 – 2º andar - Botafogo – Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 16h (exceto feriados)