terça-feira, 28 de novembro de 2023

Paço Imperial inaugura exposição da artista Ana Holck




Será inaugurada no dia 02 de dezembro, sábado, no Paço Imperial, a exposição “Entroncados, Enroscados e Estirados”, com obras inéditas da artista carioca Ana Holck, que marcam uma nova fase na sua reconhecida e destacada trajetória de 22 anos nas artes. Com curadoria de Felipe Scovino, serão apresentados oito trabalhos, pertencentes às três séries que dão nome à mostra. As obras, que foram produzidas este ano, em porcelana e aço inox – materiais até então nunca utilizados pela artista –, transitam entre a ideia de pintura e escultura.

 

“Os objetos criam uma situação transicional, variam entre serem bidimensionais e tridimensionais, colocando-se de maneira duplamente vetorizada, ou seja, tem uma proximidade com a pintura – não só pelo fato de estarem presos à parede, mas especialmente pela grafia destes trabalhos – e, ao mesmo tempo, não deixa de ser uma escultura”, afirma o curador Felipe Scovino.

 

Os novos trabalhos se aproximam muito dos temas sobre os quais a artista já vem se debruçando desde o início de sua trajetória: a cidade, o urbano, a arquitetura e a construção civil. No entanto, se nas obras anteriores Ana Holck utilizava materiais pré-fabricados, industrializados, como blocos de concreto, tijolos e vinis adesivos, nesta nova fase a artista resolveu experimentar, pela primeira vez, materiais mais maleáveis. 

 

Apesar do encanto pelo novo material, Ana Holck encontrou na cerâmica um desafio às suas obras monumentais, que marcam sua trajetória. A solução para aumentar a escala veio a partir de peças que se encaixam, com módulos e repetições. O aço inox entrou como um elemento de ligação. 

 

Esses desenhos, por sua vez, criam um jogo de luz e sombra. “A incidência da luz sobre os trabalhos projeta uma sombra que, por sua vez, reforça a ideia de dinâmica e de velocidade das três séries e causa também uma sensação de prolongamento desta grafia no ambiente, criando desenhos no espaço”, afirma o curador Felipe Scovino, que destaca, ainda, que, apesar de não serem trabalhos cinéticos, a ideia de dinamismo e velocidade explora esse aspecto. Além disso, ele ressalta que há, nestes trabalhos, uma referência ao construtivismo russo e ao minimalismo norte-americano.  

 

Na mostra serão apresentadas as séries: “Entroncados”, “Enroscados” e “Estirados”.

 

“Entroncados”, série composta por esculturas feitas a partir da junção aleatória de partes de tubos de porcelana, que são previamente produzidos pela artista. Em seguida, são passadas, por dentro deles, uma única fita de aço inox, gerando um inesperado desenho no espaço. “Antes frágil, a porcelana é agora testada pela força da mola da fita de inox, que percorre e tensiona o tubo de cerâmica, a parede, o ar. A passagem de uma única fita de metal que percorre os tubos gera um segundo desenho, não premeditado”, conta a artista, que vê neste título a questão urbana, sugerindo vias que se entroncam.

 

Já “Enroscados” são caracterizados pela repetição de módulos curvos, onde a fita de metal completa os desenhos circulares sugeridos pelos tubos em porcelana. “Nesta série temos um movimento repetitivo e obsessivo do metal percorrendo os tubos como calhas, que cumpre este papel de errar, desviar, sair do eixo. Me interessa a repetição dos elementos e sua organização no espaço”, afirma Ana Holck.

 

A última série, “Estirados”, se relaciona com a primeira, mas é composta por elementos lineares, criando uma tensão maior entre a rigidez da cerâmica e a maleabilidade do metal.

 

A mostra será acompanhada de um catálogo em formato e-book a ser lançado ao longo do período da exposição.

 



Exposição “Entroncados, Enroscados e Estirados”, de Ana Holck, no Paço Imperial

Abertura: 02 de dezembro de 2023, de 15h às 18h

Exposição: até 24 de março de 2023

Paço Imperial

Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro – RJ







Linguine à carbonara

 



Linguine à carbonara
Fátima Moreira

Ingredientes

- Um pacote de linguine
- seis fatias de bacon bem fritos e cortado em pedaços pequenos
- três ovos
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- molho de tomate a gosto
- meia cebola 
- uma caixa de creme de leite 
- dois pacotes de queijo ralado 

modo de fazer

- Cozinhar o linguine ao dente
- fritar as seis fatias de bacon e reservar
- enquanto o linguine estiver cozinhando, bater os três ovos num pirex grande 
- misturar o queijo ralado, o creme de leite a cebola cortada em pequenos pedaços, sal e pimenta do reino a gosto
- assim que o linguine estiver no ponto  
- escorrer rapidamente e misturar com um garfo os ingredientes e o bacon
- levar ao forno aquecido antes de servir


quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Exposição “Construtor de memória” de Fábio Miguez

 



Vai ser inaugurada  no dia 23 de novembro a exposição  “Construtor de memória” de Fábio Miguez

 na galeria Nara Roesler em Ipanema no Rio de Janeiro. A mostra reúne em torno de 30 pinturas realizadas ao longo de 2023, e que representam novos desdobramentos da sua série “Atalhos”. Os

exemplares mais recentes da pesquisa se dividem em dois percursos principais desenvolvidos a partir de seu campo referencial pessoal e afetivo: pinturas em pequeno formato, de releituras de fragmentos de obras de mestres renascentistas, e experimentos combinatórios e geométricos derivados da planificação esquemática de volumes.


Exposição “Construtor de memória – Fábio Miguez”

Período: 23 de novembro de 2023 até 17 de fevereiro de 2024

Galeria Nara Roesler, Ipanema, Rio de Janeiro

Rua Redentor, 241, Ipanema, Rio de Janeiro





Bolo de aipim



Bolo de aipim 

Cláudio C


Ingredientes

- 4 xícaras bem cheias de aipim 
- três ovos inteiros 
- duas garrafas pequenas de leite de coco
- duas colheres de manteiga com sal 
- duas xícaras de açúcar
- meia xícara de água filtrada 

Modo de fazer

- juntar todos os ingredientes e bater no liquidificador
- untar uma forma com manteiga e polvilhar de farinha de trigo 
- levar ao forno pré-aquecido por 40 minutos

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Exposição “Rubem Valentim – Sagrada Geometria”,


 


Pinakotheke Cultural, no Rio de Janeiro, tem o prazer de convidar o público para exposição “Rubem Valentim (1922-1991) – Sagrada Geometria”, de 13 de novembro a 16 de dezembro de 2023. A curadoria é de Max Perlingeiro, e consultoria de Bené Fontelesartista plástico, poeta e amigo mais próximo de Rubem Valentim, e que o acompanhou por duas décadas, até sua morte. A exposição celebra este extraordinário artista, nascido em Salvador, em 9de novembro de 1922, e falecido em São Paulo, em 30 de janeiro de 1991,que fez do sagrado sua vida e obra, “representante genuíno da arte afro-descendente no país, e dono de um dom único em mesclar arte, religião e todo o sincretismo que vive a nossa cultura”, afirma Max Perlingeiro.

 

A exposição reúne perto de 75 obras, em pinturas e desenhos, e ainda seus “objetos”, com pintura sobre madeira, e um ensaio fotográfico de Christian Cravo, dedicado ao celebrado conjunto com 20 esculturas e 10 relevos brancos chamado “Templo de Oxalá”. Este conjunto, feito por Rubem Valentim em 1974, e pertencente ao Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, é um dos destaques da 35ª Bienal de São Paulo.

 

Acompanha a exposição o livro “Rubem Valentim (1922-1991) – Sagrada Geometria” (Edições Pinakotheke), bilíngüe (port/ingl), com 304 páginas, em formato 21 x 27cm, com texto de Bené Fonteles, e textos críticos sobre o artista escritos por personalidades da arte como Ferreira Gullar, Giulio Carlo Argan, Theon Spanudis, Roberto Pontual, Clarival do Prado Valladares e Emanoel Araújo. A apresentação é de Max Perlingeiro, e o livro foi reimpresso, com mil exemplares, para a exposição no Rio, pois se esgotou em menos de um ano



 Exposição “Rubem Valentim (1922-1991) – Sagrada Geometria”

Pinakotheke Cultural, Rio de Janeiro

Período: 13 de novembro a 16 de dezembro de 2023

Rua São Clemente 300, Botafogo

22260-004 – Rio de Janeiro - RJ







Salada de atum com batata

Salada de atum com batata

Fátima Moreira



Ingredientes

- duas latas de atum
- 6 batatas médias
- 4 colheres de sopa de maionese 
- 2 colheres de creme de leite
- um cheiro verde
- tomate e alface para enfeitar
- Sal a gosto 

Modo de fazer

- cortar e cozinhar as batatas em cubos
- escorrer bem numa saladeira o cheiro verde cortadinho 
- juntar todos ingredientes mexendo devagar 
- enfeitar com tomate é alface
- servir gelado