terça-feira, 27 de junho de 2023

Convite exposição “Facchinetti (1824-1900)




Convite exposição “Facchinetti (1824-1900) – Paisagens (Ir) reais”_ o bicentenário do grande pintor de paisagem e seu legado de uma época: desmatamento, plantação de café, reflorestamento e natureza_Danielian Galeria


 A Danielian Galeria apresenta a partir do dia 28 de junho de 2023 a exposição “Facchinetti (1824-1900) – Paisagens (Ir) reais”, em celebração ao bicentenário de nascimento do grande pintor Nicolau Facchinetti. Conhecido por suas paisagens panorâmicas e detalhadas, serão exibidas aproximadamente 50 obras, reunidas pela curadora Denise Mattar, de coleções particulares e uma pública, pertencente ao acervo dos Museus Castro Maya/Ibram, que está sendo restaurada especialmente para a mostra. Os visitantes receberão pequenas lupas, para apreciar melhor o trabalho do pintor.


As obras vêm de coleções privadas, como a de João Philippe de Orléans e Bragança, de São Paulo, e de Ronaldo Cezar Coelho e Luiz Carlos Ritter, do Rio de Janeiro. Os Museus Castro Maya/Ibram, que abrangem o Museu Chácara do Céu e Museu do Açude, no Rio de Janeiro, emprestarão especialmente para a exposição a icônica obra “Vista do Rio de Janeiro tomada de Santa Tereza” (1892), um dos maiores panoramas da cidade pintados por Facchinetti. Como parte do processo de empréstimo, a Danielian Galeria vai se encarregar do restauro da pintura, a ser feito pelo Ateliê Monica Dias, indicado pelos Museus Castro Maya.


O extremo detalhamento da pintura de Facchinetti, com a primorosa captação de detalhes botânicos, minuciosamente reproduzidos em pinceladas muito pequenas, é um dos fatores de encantamento de sua produção. Para que os visitantes possam observar esses detalhes, a Danielian Galeria irá oferecer aos visitantes pequenas lupas de bolso como brinde da exposição.


Correspondendo às primeiras tendências modernas na arte, Facchinetti pintava ao ar livre em busca de uma captação real tanto da paisagem como da luz e do momento do dia em que foram feitas, como fica expresso em diversas descritivas que o artista colocava minuciosamente no verso das obras, enfatizando quem havia feito a encomenda desta pintura.  O pintor primeiro estudava os locais, os horários e escolhia os seus pontos de observação, de onde fazia esboços.


Exemplos disso é o par de pinturas de 1872, pertencente à Coleção João Phillipe de Orléans e Bragança –“Baía do Rio de Janeiro tomada do Forte do Leme" e "Praia de Copacabana tomada do Forte do Leme"– onde é possível observar muito bem estas escolhas.


Facchinetti deixou um importante legado histórico ao retratar as fazendas de café que ocupavam todo o Estado do Rio de Janeiro ao longo do século XIX, e também as localizadas em São Paulo e Minas.


Em especial duas obras da exposição ilustram bem estas questões: “Alto da Tijuca – Fazenda de M.U. Lemgruber” (1879) e “Vista da casa nº51 na Estrada Velha da Tijuca” (1885). Na metade do século XIX, o desmatamento no entorno do Rio de Janeiro provocou umas das maiores crises de abastecimento de água da cidade. Em resposta, D. Pedro II ordenou a desapropriação de terras e o reflorestamento de grande parte do que é hoje o Parque Nacional da Tijuca. Nessas duas pinturas de Facchinetti, é possível ver tanto as áreas ocupadas pelas plantações, como áreas da floresta nativa e de regiões já em processo de replantio. Levar ao público a reflexão sobre essas transformações é um dos objetivos da exposição.


Para que o público possa ver as transformações do Rio de Janeiro e sua paisagem, a expografia criada por Tania Sarquis, do Estúdio Sauá, irá apresentar imagens de época, de fotógrafos como Augusto Malta (1864-1957), além de fotografias atuais feitas por Jaime Acioli (1966) especialmente para a exposição.


Ainda no intuito de levar conhecimento ao público sobre a produção deste importante artista, durante o período da exposição será lançado, pelas Danielian Edições, um livro contendo as imagens das obras expostas e textos de Denise Mattar, e dos pesquisadores Paulo Knauss e Rafael Peixoto.


Nas paisagens de Facchinetti percebe-se a priorização em mostrar a natureza em detrimento de edificações ou situações urbanas. A natureza é sempre protagonista em sua obra






Mousse de Gorgonzola

 Mousse de Gorgonzola



Ingredientes


- 300 g de queijo gorgonzola

- 1 pacote de gelatina sem sabor

- 1/2 xícara de água quente para dissolver a gelatina

- 1 pacote de creme de leite

 - 1/2 pacote de creme de queijo (em pó)


Modo de fazer


- Dissolver a gelatina na água quente.

- colocar a gelatina e os ingredientes no liquidificador

- Bater até virar uma pasta

- Untar uma forma pequena  com óleo

- Despejar a mistura do liquidificador 

- colocar na geladeira até ficar consistente

- Desenformar e servir

terça-feira, 20 de junho de 2023

"Fronteiras & Riscos" - Marcio Atherino






Marcio Atherino apresenta a exposição 'Fronteiras & Riscos', até dia 5 de julho de 2023, na Z42 Galeria, no Cosme Velho - Rio de Janeiro. A mostra apresenta pinturas de diversos formatos criadas em seu ateliê no período de isolamento social, onde o lado criativo gerou esse corpo de trabalho. Suas características são os traços urbanos entre o abstrato e o figurativo. O inconformismo se dá nos diversos aspectos de sua obra, desde a utilização de técnica mista acrílica em tela  pastel, caneta, pilot,  perpassando por um repertório formal ao mesmo tempo simples e complexo. As obras ocupam duas salas do espaço. 


Comemorando os 10 anos da galeria Z42 tem mais duas exposições em cartaz: De Maria Lúcia Fontainha e Jorge Barata.


Fronteiras & Riscos

Artista: Marcio Atherino

Curadoria: Lourdes Luz

Período: 19/05/2023 a 05/07/2023

Local: Z42 Galeria

Endereço: Rua Filinto de Almeida, 42 - Cosme Velho - Rio de Janeiro - Brasil 
























Frango com maçã e curry

Frango com maçã e curry

Fátima Moreira




Ingredientes

- um peito de frango cortado em seis pedaços
- três maçãs verdes
- uma colher e meia de sopa de curry 
- sal a gosto 
- uma cebola pequena
- meio maço de cheiro Verde 
- meio limão 
- um dente de alho
- três colheres de azeite

Modo de fazer

- temperar os pedaços de frango com limão, sal e alho 
- deixar marinar por mais ou menos uns 15 minutos 
- cortar e refogar a cebola com 3 colheres de azeite 
- descascar e cortar as maçãs do tamanho do corte do frango 
- refogar os pedaços de frango até dourar na cebola cortadinha
-  quando tiver bem douradinho juntar a maçã e deixar cozinhar
- acrescentar o curry, pimenta do reino a gosto,  cheiro Verde picadinho 
- servir com arroz branco

quarta-feira, 14 de junho de 2023

LASAR SEGALL: OLHARES PARA O FEMININO - Casa Museu Eva Klabin

 


LASAR SEGALL: OLHARES PARA O FEMININO | até 9 de julho de 2023

A exposição explora os retratos de diferentes mulheres que aparecem em obras de Lasar Segall, valorizando o período em que o artista passou a residir em solo brasileiro. Criada para a Casa Museu Eva Klabin, a mostra busca uma devolução poética: ver Segall pelo acervo de uma mulher.

 

No domingo, 18 de junho, às 16h, acontece o lançamento do catálogo digital da exposição e bate-papo entre a curadora Juliana Cunha e a Profª e Pesquisadora Vera Beatriz Siqueira.


A exposição, com curadoria de Lucas Albuquerque, é o resultado da residência artística Éden, uma parceria entre a Casa Museu Eva Klabin e o Instituto Inclusartiz. ?Ustão? traz trabalhos da artista Ayla Tavares produzidos desde 2020, dentre os quais encontramos obras inéditas produzidas durante o período de pesquisa em nosso acervo.

 

A mostra apresenta 30 obras em cerâmica esmaltada e 10 desenhos, todos espalhados pelo primeiro andar da casa, em diálogo com a coleção presente nas salas e aberta ao público

Mousse de patê



Mousse de patê

Ingredientes

- duas latas de patê
- um pote de maionese pequeno 
- uma lata de creme de leite 
- um pote pequeno de picles 
- 10 folhas de gelatina 
- um tablete de caldo de carne 
- uma caixa de passas

Modo de fazer

- mistura-se o patê,  maionese, creme de leite, o picles cortado miúdo e caldo de carne dissolvido em água quente
- juntar a gelatina e por último as passas 

- forma untada de azeite