quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Quiche Loraine

 






INGREDIENTES

- 350g de margarina

- 400g de farinha de trigo

- 300g de queijo Faixa Azul

- 80 g de bacon

- 6 ovos

- 1 lata de creme de leite 

- meio litro de leite


NODO DE FAZER

MASSA:

Coloque a farinha em um recipiente e, depois, acrescente o sal e a manteiga gelada. Jogue a água aos poucos e misture com a ponta dos dedos todos os ingredientes, até ficar uma massa lisa. Leve a massa para gelar por 20 minutos. 

Forre uma assadeira de fundo falso com a massa no fundo e laterais. Reserve. Recheio Pique o bacon e rale o queijo. Misture os dois ingredientes.


RECHEIO

Pique o bacon  e rale o queijo. Misture os dois ingredientes. Creme Misture todos os ingredientes em um recipiente. Montagem: 

Na assadeira com a massa, disponha o bacon e o queijo no fundo. Acrescente o creme e leve ao forno, a 180 ºC, por 30 minutos, aproximadamente. ... - Veja mais em https://www.uol.com.br/nossa/cozinha/receitas/2020/08/11/quiche-lorraine.htm?cmpid=copiaecola

Visita a Petrópolis





Quem for dar um passeio em Petrópolis, uma boa dica é visitar Casa dos sete erros  ou  Mansão de Tavares Guerra ou Casa Petrópolis ou Casa da Ipiranga, pois fica na avenida do mesmo nome. Pode visitar a casa no interior e sempre tem alguma atração ou exposição. E ao lado da casa há um excelente restaurante (Bordeaux), um lugar rústicoe sofisticado e agradável com serviços e comidas muito saborosas, e com o tempo frio pode degustar um foundue de queijo, carne, chocolate e outas iguarias.


É um imóvel representativo da arquitetura eclética do final do século XIX e que continua intacto.

Construída em 1884 por José Tavares Guerra, afilhado do Barão de Mauá. Seus jardins foram projetados pelo botânico francês Auguste Glaziou. Na antiga estrebaria localiza-se o primeiro relógio de torre da cidade.

Para construir a mansão tipo “Queen Victoria”, importou grande parte do material (inclusive trabalhos em madeira de lei brasileira, lá entalhada), além de maçanetas e dobradiças de bronze, os brocados que revestem paredes dos salões, as lareiras de mármore de Carrara, os monumentais lustres e os apliques da famosa Fundição Barbedienne  encimados por cristais Baccarat, assim como os espelhos, igualmente franceses, que cobrem parte das paredes do salão.

Era visitada pelo Imperador Pedro II que percorria o jardim em seus passeios matinais e pelo Visconde de Mauá.

Algumas pessoas acham que o nome desta mansão é, Casa dos 7 erros, na realidade não são erros e sim um estilo diferenciado de arquitetura. Vulgarmente chamada pelo povo desta forma. A família atesta que de erro não tem nada e o setor de Turismo também procura não usar esta denominação e sim Mansão Tavares Guerra – Casa de Petrópolis

 

Endereço: Av. Ipiranga, 716 – Centro

Site: http://www.petropolis.rj.gov.br/


Casa Petrópolis


Restaurante Bordeaux




'












quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Dicas para se distrair em casa 2

 







MOUSSE DE MANGA DIETÉTICA





 INGREDIENTES


- 2 COPOS DE SUCO DE MANGA

- 1 PACOTE DE GELATINA SEM SABOR

- 1 LATA DE LEITE DESNATADO, EVAPORADO

- AÇÚCAR FRUTOSE A GOSTO


MODO DE PREPARO


-DISSOLVER A GELATINA NUMA XÍCARA DE CAFÉ XEIA DE ÁGUA

- MSTURAR TODOS INGREDIENTES NO LIQUIDIFICADOR

- COLOCAR EM FORMA UNTADA COM ÓLEO

- LEVE À GELADEIRA


CALDA

- 2 COLHERES DE AÇÚCAR FRUTOSE PARA 1 COPO DE SUCO DE MANGA

- E DEIXE ESFRIAR PARA SERVIR

CINEMA DOCUMENTÁRIO NA TELINHA DA TV

 

A cineasta Malu de Martino estréia, na próxima quinta-feira, dia 18 de fevereiro, a primeira temporada da série de documentários “Tela sobre Tinta”. Composta por cinco episódios, retrata a trajetória de artistas brasileiros de grande importância no cenário das artes plásticas: Anna Bella Geiger, Luiz Aquila, Athos Bulcão, Celeida Tostes e Farnese de Andrade. O primeiro capítulo, dedicado à Anna Bella Geiger,  será exibido na UTV (canal 11 da NET) dia 18/2 às 21h com reprises nos dias 20/02 às 17h e 21/02 às 19h30. Os demais episódios serão exibidos nas próximas quintas-feiras consecutivas e disponibilizados posteriormente nas plataformas de vídeo.

 

Malu de Martino é uma das mais importes cineastas brasileiras em atividade. Dirigiu os longas Margaret Mee e a flor da lua (2012), Como esquecer (2010) e Mulheres do Brasil (2006). Desde o início de sua carreira Malu é ligada às artes plásticas e realizou diversos documentário a para o MAM, Parque Lage e CCBB. Em 2001 dirigiu o premiado média  Ismael & Adalgisa que mistura ficção e documentário ao descrever o intenso amor do pintor Ismael Nery e sua mulher Adalgisa.

 

Ficha Técnica

Roteiro e direção: Malu De Martino

Produção executiva: Emilio Gallo

Pesquisa e produção: Raquel Silva e Izabel Ferreira

Fotografia: Julia Equi

Som direto: Bruno Frene

Edição: Malu De Martino e Davi Bernard

Finalização: Bernardo Palmeiro

Trilha sonora: Ricardo Siri e Nina Miranda

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Dicas para se distrair em casa

Colorir desenhos próprios ou baixados da internet e emoldurar.
Se quiser presenteie os amigos com sua arte.




 

‘Sapiens’



 ‘Sapiens’: arqueologia muda teoria sobre origem da humanidade

FILME SOBRE DESCOBERTA DO FÓSSIL MAIS ANTIGO DE UM HOMO SAPIENS CHEGA COM EXCLUSIVIDADE AO CURTA!ON

Quando surgiu a espécie humana? O documentário francês "Sapiens: O novo início", lançado no Brasil pelo Curta!On — o novo clube de documentários do NOW, plataforma da NET / Claro —, revela o passo a passo de um trabalho detetivesco levado a cabo por uma equipe internacional, cujos resultados mudaram o conhecimento da humanidade sobre seus ancestrais mais remotos.

O cineasta Olivier Julien levou sua equipe de filmagem ao Marrocos para documentar o sítio arqueológico onde foi encontrado o fóssil que provocou uma revolução na paleontologia moderna. Encontrado por um mineiro em 1960, o crânio do chamado "homem de Irhoud" foi inicialmente datado em 40 mil anos, pelo método do carbono-14. No entanto, vinte anos depois, novas pesquisas indicaram que sua verdadeira idade girava em torno de 300 mil anos, tornando-o o fóssil mais antigo de um homo sapiens que conhecemos. Isso mudou a teoria de que o homem moderno teria evoluído de ancestrais primitivos do leste da África, há 200 mil anos.

Produzido pela Arte France e pela Bellota Films, o documentário mostra as técnicas usadas para fazer essa datação (por exemplo, com uso da termoluminescência) e as consequências das descobertas feitas pela equipe de paleontólogos chefiada pelo cientista francês Jean-Jacques Hublin e pelo marroquino Abdelouahed Ben-Ncer.

 Para quem se interessa por história e sociedade, o Curta!On indica ainda as seguintes produções:

Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros - Duas teorias não necessariamente contraditórias explicam a chegada do homem no continente americano: uma, oficial, propõe a travessia de populações mongóis a pé da Ásia pelo Estreito da Behringer, há 15 mil anos; a outra, ainda coberta de polêmica e controvérsia, aposta em travessias por embarcações simples, vindas da Austrália ou da Polinésia e chegando ao Brasil ainda muito antes disso. Uma coisa é certa: a passagem e eventual fixação de grupos caçadores-coletores-pescadores e populações ceramistas ao longo da costa e do interior das terras brasileiras deixou vestígios que resistiram ao tempo. Esses vestígios são a matéria prima dessa série documental em 6 episódios, realizados em localidades diversas e distintas do Brasil, tendo como tom e estilo a convergência digital, que agrega a subjetividade artística da fotografia still ao documentário investigativo.





Sequilhos de Fubá

 



Ingredientes

100g de fubá peneirado

100g de manteiga

100g de açúcar

1 ovo

araruta o quanto baste


Modo de fazer

-Misture tudo e vá juntando a araruta até poder enrolar

-Faça bolinhas

-Tabuleiro untado e forno regular