O Retorno
Depois de passar um longo período na expectativa de descobrirem uma vacina para imunizar as pessoas que pegaram o covid 19, virus que teve as primeiras mortes em Wurhan, na China. A propagação na Europa e se espalhando por muitos paises, modificou a vida de todos. Está sendo um dos maiores desastres na saude, na economia e em todos os meios de comunicação , diversão e entretenimento. Hoje, trabalha-se em casa ( home-office), tem-se que evitar aglomerações, o uso de máscaras, alcool-gel, etc. A vida mudou e muito. As viagens foram canceladas , jogos se torcida, shows on line e as escolas voltando gradualmente pelo medo do contagio. Como tudo, a vida cultural vai, pouco a pouco, tentando recomeçar.
Algumas sugestões :
- A exposição "Como olhar para trás" na Z42 Art, no Cosme Velho foi prorrogada até 31 de outubro de 2020, ou poderá ser vista também virtualmente através da plataforma : www.comoolharparatras.art. Com curadoria de Fernanda Lopes a mostra traz o tema da memória em diversos aspectos através de obras produzidas em fotografia, instalação, desenho, pintura e objeto pelas artistas Ilana Zisman, Maria Amélia Raeder. Mariana Sussekind e Priscila Rocha.
Rua Filinto de Almeida 42 - Cosme Velho - RJ
- Exposição “PIETRINA CHECCACCI – 60 ANOS DE ARTE”
Exposição no Centro Cultural Correios reúne cerca de 100 obras marcantes da trajetória da artista plástica, além de trabalhos inéditos.
Completando 60 anos de carreira em plena atividade, a artista plástica Pietrina Checcacci, a convite de Carlos Bertão, ganha uma exposição à altura do seu talento e importância. Em “Pietrina Checcacci – 60 anos de Arte”, que abre no do dia 03 de novembro, no Centro Cultural Correios, serão apresentadas cerca de 100 obras entre pinturas, desenhos, esculturas, aquarelas e serigrafias que traçam um panorama da longa carreira da artista ítalo-brasileira, além de trabalhos inéditos feitos especialmente para a exposição.
Com curadoria de Carlos Bertão e design expográfico de Alê Teixeira, a mostra faz um passeio, em ordem cronológica, por diversas fases de criação da artista plástica e as muitas interseções entre elas, com temas que ressurgem de tempos em tempos, sempre com um novo olhar. Com destaque para o corpo humano, sempre presente, das mais variadas formas.
Período : 3 de novembro de 2020 até 24 de janeiro de 2021
Onde: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20/ 3º andar – sala B. Centro)
- Abertura intervenção “Beyond the Trees”, de Tulio Dek, no Jardim do Torel, em Lisboa.
No próximo dia 25 de outubro será inaugurada no Jardim do Torel, em Lisboa, a grande intervenção “Beyond the Trees”, do artista brasileiro Tulio Dek (1985, Goiânia), com 500 tocos de árvores calcinadas, com altura entre 50 e 85cm, oriundos de incêndios florestais que assolaram aquele país, cedidos pelo governo português. O curador do Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, Rui Afonso Santos, afirma que a intervenção de Tulio Dek além de ser “única no seu gênero, por sua qualidade, é extremamente rara no panorama artístico português”. Ele destaca que “com preocupações ecologistas e humanistas deste cariz, nunca foram feitas em Portugal, intervenções nesta escala, e com esta natureza”. Tulio desenvolveu há um ano este projeto, como um alerta para a importância da preservação do planeta, e um protesto contra as queimadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente