quarta-feira, 27 de setembro de 2017

"anoitecer, amanhecer: desalerta"




Exposição de Marco Veloso apresenta contradições do nosso tempo em 22 desenhos na galeria Mercedes Viegas


A galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea abre, no dia 28 de setembro, a exposição de Marco Veloso "anoitecer, amanhecer: desalerta", com 22 desenhos inéditos de tinta óleo sobre madeira.

O desenho de Marco Veloso, que até agora se caracterizava por intensos contrastes – seja entre o preto, o branco e os tons de cinza ou entre a tinta preta e a amarela - encaminha-se, neste momento, em direção a uma luminosidade leve e pacífica. Com a utilização de linhas amarelas sobre fundo branco, os contrastes são reduzidos, as linhas descansam e as composições evidenciam forte unidade espacial.
As obras da nova mostra despertam o espectador para significativas contradições de nosso tempo: uma época marcada pelo olhar intimidador dos aparelhos eletrônicos, mas também por uma visão humana da realidade sensivelmente singular.
"Vivemos numa cidade em permanente estado de alerta. O contraste entre um certo romantismo e as diversas formas de tensão social procura trazer à luz o estado de espírito de nossa busca por uma dignidade humana".
Embora os desenhos do artista pareçam surgir rapidamente, sem hesitação, em realidade eles são densamente elaborados, até estarem impregnados da espontaneidade necessária. Para cada desenho da exposição, foram feitos dezenas de esboços, conta Veloso. 
Carioca, nascido em 1959, Marco Veloso é um dos mais destacados nomes da arte do desenho no Brasil e tem realizado importantes mostras solo ao longo dos últimos 20 anos. Desde 2013, o artista teve uma transformação de grande importância em sua obra. Conhecido pelas séries de desenhos em carvão, iniciadas em 1999 e que já ultrapassaram o número de cem, Veloso agora apresenta o feliz encontro entre a pintura e o desenho.


Exposição: "anoitecer, amanhecer: desalerta" de Marco Veloso
Período: 29 de setembro  a 1 de novembro de 2017
Local: Mercedes Viegas Arte Contemporânea 
           Rua João Borges, 86 - Gávea, Rio de Janeiro. 
           tel: (21) 2294-4305







quarta-feira, 20 de setembro de 2017

ARTRIO 2017 FASHION


Fernanda Basto

Beatriz Milhazes









Ana Biochini


ARTRIO 2017 - 2



Franz Krajcberg

Iberê Camargo

Jaildo Marinho

Maria Leontina

Cícero Dias

O artista Hilal Sami Hilal com sua obra

Gonçalo Ivo

Daniel Buren

Walter Nomura Tinho

Beatriz Milhazes

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

ArtRio 2017






Esse ano um dos mais importantes eventos de arte da América Latina, a Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro chega à sua sétima edição em novo local: Marina da Glória. ArteRio 17 acontece nos dias 13 de setembro (Preview para convidados):

14|09 - De 14h às 21h
15|09 - De 14h às 21h
16|09 - De 14h às 21h
17|09 - De 14h às 19h

Para esta edição, a ArteRio reúne obras de mais de 2000 artistas representando cerca de 70 importantes galerias nacionais e internacionais. Algumas galeria que participam: A Gentil Carioca; Marcia Barroso do Amaral; Mercedes Viegas Arte Contemporânea; Multiplo Espaço Arte; Silvia Cintra + Box 4; Luciana Caravello Arte Contemporânea; Galeria Inox; Artur Fidalgo Galeria entre outras.
Completam o evento um espaço gastronômico com diferentes opções e a bela vista para a Baía de Guanabara.

Abraham Palatnik: 



quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Exposição "IndiviDuo" na Galeria Teste reúne obras de Marcio Atherino e Rona Neves




Foi inaugurada no dia  05 de setembro a exposição IndiviDuo na Galeria Teste dos artistas Marcio Atherino e Rona Neves. Com curadoria de Flávia Tamoyo, a exposição resulta de uma vivência urbana, onde o aspecto psicológico se mostra nas figuras de um mundo contemporâneo, porém, extremamente humano. 

As obras do artista Marcio Atherino apresentam os seus fortes traços contorcidos e intensos. Tanto a constante presença da figura humana quanto da caligrafia, reconhecidas nas imagens, demonstram o caos psicológico e social do indivíduo em seu cotidiano. 

Atherino vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formado em economia, trabalhou no mercado financeiro entregando-se mais tarde às artes plásticas. Estudou no Parque Lage e participou do curso intensivo no atelier de Charles Watson. Participou de várias exposições individuais e coletivas e suas obras já foram adquiridas por colecionadores no Brasil e no exterior.

Rona é nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro. Autodidata, pinta desde os 18 anos e trabalhou como cartazista e pintor cenotécnico em teatros no Rio de Janeiro. Pinta, desenha e cria instalações inspirados em suas próprias histórias. Já dirigiu, produziu e escreveu vários curtas dos quais alguns premiados. Também é ator. Apresentando um trabalho intuitivo, livre, construído a partir do seu mundo particular, suas memórias, invenções, contos e lendas, Rona Neves possui obras que são fortemente influenciadas por imagens da sua infância.

Vale a pena conferir!

Exposição IndiviDuo
Local: Galeria Teste
Endereço: Av. Paulo de Frontin, 333 – Rio Comprido (Polo Têxtil)
Telefone: (21) 22730409
Período: De 05 de setembro a a 01 de outubro de 2017

Cristovão e Yolanda Atherino
 com seu irmão o artista Márcio Atherino



Belita Tamoyo com sua filha Flávia Tamoyo 
que foi a curadora da exposição

Suzete Dourado, Márcio Atherino,
 Ariostinho Amado e Belita Tamoyo


O artista plástico Rona Neces