quarta-feira, 26 de maio de 2021

IMS Rio inaugura retrospectiva do fotógrafo Peter Scheier


 

IMS Rio inaugura retrospectiva do fotógrafo Peter Scheier


A exposição, que abre no sábado (22 de maio), evidencia as múltiplas facetas da obra de Scheier, fotógrafo que documentou as transformações sociais do Brasil nas décadas de 1940 e 1950. No dia da inauguração (22/5), às 17h, haverá uma live com a curadora e com dois pesquisadores convidados


Após passar pela sede paulista, a retrospectiva de Peter Scheier chega ao IMS Rio no dia 22 de maio. Com curadoria de Heloisa Espada, da equipe do IMS, esta é a primeira individual de Scheier em 50 anos. Para visitar a exposição, é preciso agendar previamente via site. Também é obrigatório o uso de máscaras, entre outras medidas adotadas para garantir a segurança de todos (veja mais informações no serviço abaixo).
 
A exposição é resultado de uma pesquisa de dois anos no acervo do fotógrafo, que está sob a guarda do IMS e possui cerca de 35 mil negativos. Também foram consultadas coleções de outras instituições que detêm obras do fotógrafo, como o Instituto Peter Scheier, a Casa de Vidro, o Masp e a FAU-USP.
 
 
Atuando em diversas áreas – eventos sociais, fotojornalismo, publicidade, fotografia industrial e de arquitetura –, Scheier registrou momentos marcantes da história do país, entre eles a 1ª Bienal de São Paulo e a construção de Brasília. Junto com outros refugiados de guerra europeus, como Alice Brill, Hans Gunter Flieg e Claudia Andujar, tornou-se um dos principais nomes da história da fotografia brasileira do século XX. 
 
Intitulada Arquivo Peter Scheier, a exposição reúne cerca de 300 itens, entre fotografias, publicações e documentos. Um dos destaques é a coleção de cerca de 20 álbuns originais, produzidos inteiramente em papel fotográfico, nos quais Scheier editava seus trabalhos profissionais e pessoais. Há álbuns comissionados por empresas, como a Ultragaz, portfólios com exemplos das diversas áreas de atuação do fotógrafo, além de álbuns com fotos dos filhos e de viagens da família. 


Bolo by Carminha





 Bolo

INGREDIENTES

-Três xícaras de farinha de trigo
-3 ovos
-Duas xícaras de açúcar
-Uma colher de sopa de fermento
-Uma xícara de leite
-Três colheres de sopa de manteiga

Bata as claras em neve misture as gemas com o açúcar e a manteiga e faça um um creme.
Acrescente a farinha de trigo e o leite.  Por último as claras em neve e o fermento.
Ponha na forma untada e com a a farinha e deixe 40 minutos no forno.
Se quiser pode colocar uma bola de sorvete que combina muito bem.



quarta-feira, 12 de maio de 2021

Exposição 1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira





Exposição 1981/2021: Arte Contemporânea

Brasileira na Coleção Andrea e José

Olympio Pereira no CCBB RJ 


Será inaugurada nesta sexta-feira, dia 14 de maio, às 16h, um webinar com a participação do curador da mostra, Raphael Fonseca, e da crítica e curadora de arte Fernanda Lopes, com apresentação da Gerente de Programação do CCBB RJ, Maria Gabriela Antunes Azevedo. Gratuito e aberto ao público, o webinar será transmitido pelo canal de Youtube da exposição: @Expo Coleção Andrea e José Olympio Pereira http://bit.ly/canalexpo .

Raphael Fonseca falará sobre a escolha das obras e os recortes feitos a partir da prestigiosa coleção de arte do casal carioca radicado em São Paulo. Fernanda Lopes contextualizará essas obras dentro de certas perspectivas da história da arte no Brasil.

Haverá, ainda, espaço para perguntas enviadas pelo público. A exposição “1981/2021 Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andrea e José Olympio Pereira” apresenta obras de uma das mais importantes coleções de arte do mundo e pode ser vista no CCBB RJ até o dia 26 de julho.


SOBRE A EXPOSIÇÃO

A exposição inédita “1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na coleção Andrea e José Olympio Pereira” apresenta 119 obras de 68 artistas, pertencentes à magnífica coleção do casal carioca, radicado em São Paulo há mais de 30 anos. Nos últimos anos, Andrea e José Olympio constam na lista publicada anualmente pela prestigiosa revista ARTnews como um dos 200 maiores colecionadores de arte do mundo.


EXPOSIÇÃO 1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andrea e José Olympio

Pereira

Períodade 14 de maio  até 26 de julho de 2021

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Rio de Janeiro - RJ