quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

“PIETRINA CHECCACCI – 60 ANOS DE ARTE”

 




“PIETRINA CHECCACCI – 60 ANOS DE ARTE”

Exposição no Centro Cultural Correios é prorrogada até 4 de Abril  reúne cerca de 100 obras marcantes da trajetória da artista plástica, além de trabalhos inéditos

 

 

Completando 60 anos de carreira em plena atividade, a artista plástica Pietrina Checcacci, a convite de Carlos Bertão, ganha uma exposição à altura do seu talento e importância. Em “Pietrina Checcacci – 60 anos de Arte”, que fica até o dia 04 de abril, no Centro Cultural Correios, serão apresentadas cerca de 100 obras entre pinturas, desenhos, esculturas, aquarelas e serigrafias que traçam um panorama da longa carreira da artista ítalo-brasileira, além de trabalhos inéditos feitos especialmente para a exposição.

 

Com curadoria de Carlos Bertão e design expográfico de Alê Teixeira, a mostra faz um passeio, em ordem cronológica, por diversas fases de criação da artista plástica e as muitas interseções entre elas, com temas que ressurgem de tempos em tempos, sempre com um novo olhar. Com destaque para o corpo humano, sempre presente, das mais variadas formas.


PIETRINA CHECCACCI – 60 ANOS DE ARTE

Período:  até 04 de abril de 2021

Local: Centro Cultural Correios 

           (Rua Visconde de Itaboraí, 20/ 3º andar – sala B. Centro - RJ)

Horário: terça a domingo, das 12h às 19h











Tempo de Erico 2021 - Debate online

 IMS promove debate online com os escritores Itamar Vieira Junior e Paulo Scott

sobre a obra de Erico Verissimo 


A conversa gratuita acontece no dia 1 de fevereiro (segunda), às 18h, no Facebook e no YouTube do IMS. O bate-papo integra a iniciativa Tempo de Erico, promovida pelo IMS para celebrar o legado do autor gaúcho



Romancista, tradutor e contista, Erico Verissimo (1905-1975) é uma das grandes vozes da literatura brasileira. Qual o impacto e influência de sua obra na produção contemporânea? A questão será discutida pelos escritores Itamar Vieira Junior e Paulo Scott, na quinta edição do evento Tempo de Erico. Em formato online, o debate gratuito acontece no dia 1 de fevereiro (segunda-feira), às 18h, no Facebook e no YouTube do IMS, com interpretação em libras.


No bate-papo, os dois convidados falarão sobre seus próprios romances e os diálogos possíveis com a obra de Verissimo. Doutor em estudos étnicos e africanos, Itamar Vieira é autor dos livros A oração do carrasco (2017) e Torto arado (2019), vencedor do Prêmio Jabuti do ano passado. Professor universitário, Paulo Scott já lançou obras de poesia e prosa, entre elas os romances Habitante irreal (2012) e Marrom e amarelo (2019), agraciado com o Prêmio Açorianos de Literatura de 2020. A mediação será de Elizama Almeida, assistente cultural do departamento de Literatura do IMS.


Organizada pelo Instituto Moreira Salles desde 2017, a iniciativa Tempo de Erico celebra o legado do autor gaúcho, consagrado por livros como Olhai os lírios do campo, Incidente em Antares e a trilogia O tempo e o vento. A programação anual também tem o objetivo de difundir o acervo do escritor, que chegou ao IMS em 2009, sendo composto por biblioteca, manuscritos, documentos, correspondências e fotografias, entre outros itens (mais informações abaixo).


A coordenadora de literatura do IMS, Rachel Valença, comenta a importância de Verissimo no cânone brasileiro e sua influência na obra dos autores atuais, tema da edição deste ano: “Não admira que jovens escritores/escritoras reconheçam a importância de Erico na construção de sua ficção e na cultura brasileira. Será muito bom ouvir esses testemunhos, que, além do mais, atrairão interesse de pesquisadores para o precioso acervo que o Instituto Moreira Salles se orgulha de abrigar.”


Tempo de Erico 2021 - Debate online com Itamar Vieira Junior e Paulo Scott
1 de fevereiro (segunda-feira), às 18h
Transmissão ao vivo no YouTube (youtube.com/imoreirasalles) e no Facebook do IMS (facebook.com/InstitutoMoreiraSalles)
Nas duas plataformas, haverá interpretação em libras. No Facebook, o recurso de legendas também estará disponível
Evento gratuito, sem inscrição prévia e sem certificado

BISCOITO DE AMÊNDOA





 BISCOITO DE AMÊNDOA


INGREDIENTES

120g. de farinha de amêndoa
100g. de farinha de trigo
60g. de açúcar refinado
1 ovo inteiro
100g. de manteiga sem sal
2 pitadas de sal
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de café de essência de baunilha

MODO DE FAZER

Misture todos os ingredientes na batedeira. Faça bolinhas e coloque em uma assadeira untada e forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré aquecido a 200C por aproximadamente 15 minutos.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Pizza da Calábria





Ingredientes


 3 colheres de azeite

1 colher de sopa de açúcar

15 g de sal

25 g de fermento fresco

500 g de farinha de trigo de boa qualidade

300 ml de água

500g mussarela picada

molho de tomate fresco


Misture o fermento com o açúcar, coloque um pouco de água e misture até desmanchar o fermento.

Deixe descansar até formar uma espuma.

Reserve.

Em outra vasilha coloque o sal com mais um pouco de água.

Em uma vasilha coloque o trigo, jogue a mistura do fermento e açúcar, a água com o sal, o azeite e o resto da água devagar.

Misture tudo e sove a massa até ela ficar elástica e lisa.

Deixe descansar no minimo 2 horas ou mais até crescer bem

coloque na forma com o molho de tomate a gosto e a mussarela por cima

leve ao forno pré aquecido até assar no ponto desejado


Dica: coloque a água aos poucos, talvez não seja necessário colocar toda, sove a massa no minimo por dez minutos.


Marcia Micele e Roberto

 


O Museu do Pontal retoma suas lives de arte e cultura popular com uma celebração muito especial: a jornada da Folia de Reis na cidade do Rio de Janeiro e em Caxias, no Maranhão.

O evento aberto e gratuito acontecerá no próximo dia 18 de janeiro, às 17h, no canal do Museu no Youtube (www.youtube.com/museucasadopontaloficial) e contará com a presença de pesquisadores e foliões.

O objetivo do Museu é usar seu espaço como instituição para trazer ao debate a riqueza e a diversidade do país. A live abre um calendário anual de eventos sobre as manifestações culturais e tradições populares de cada região do Brasil.


Esse projeto foi contemplado pelo Edital Fomento a Todas as Artes, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro com recursos da Lei Aldir Blanc do Governo Federal, conta com o patrocínio da Vale, do Itaú e do BNDES por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


PROGRAMAÇÃO:

Dia 18/01, segunda-feira, às 17h - Link: https://www.youtube.com/museucasadopontaloficial

Live "Folia de Reis: na cidade do Rio e no Maranhão" com Juninho, Daniel Bitter, Jandir Gonçalves e Sebastião Chinês



quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Exposição Una(S)+

A exposição Una(S)+, no Oi Futuro reúne trabalhos de Artistas mulheres da Argentina e do Brasil 


Denise Cathilina


O Oi Futuro apresenta a partir de  13 de janeiro de 2021 a exposição Una(S)+, com cerca de 80 obras de 15 artistas mulheres da Argentina e do Brasil, selecionadas pela curadora Maria Arlete Gonçalves, que ocuparão todo o prédio do Centro Cultural Oi Futuro no Flamengo, Rio de Janeiro. São três horários disponíveis – 11h às 13h; 13h às 15h30; 16h às 18h – e será obrigatório o uso de máscara. A mostra inaugura a programação do Oi Futuro em 2021, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Produzidas em dois momentos – antes e durante a pandemia – as obras “afirmam a potência feminina na arte”. A exposição vai até 28 de março de 2021.



As artistas que integram a exposição são, da Argentina: Fabiana Larrea (Puerto Tirol, Chaco), Ileana Hochmann (Buenos Aires), Marisol San Jorge (Córdoba), Milagro Torreblanca (Santiago do Chile, radicada em Buenos Aires), Patricia Ackerman (Buenos Aires), Silvia Hilário (Buenos Aires); do Brasil: Ana Carolina Albernaz (Rio de Janeiro), Bete Bullara (São Paulo, radicada no Rio), Bia Junqueira (Rio de Janeiro), Carmen Luz (Rio de Janeiro), Denise Cathilina (Rio de Janeiro), Evany Cardoso (vive no Rio de Janeiro), Nina Alexandrisky (Rio de Janeiro), Regina de Paula (Curitiba; radicada no Rio de Janeiro) e Tina Velho (Rio de Janeiro).



Exposição Una(S)+

Período: 13 de janeiro a 28 de março de 2021

Local:     Centro Cultural Oi Futuro

               Rua Dois de dezembro 63 - Flamengo - RJ




Fabiana Larrea_La Ultima Palabra



Nina Alexandrisky_CRIA_FrameVideo


Tina Velho_A Grande Mãe_2020 




Centros culturais do IMS reabrem ao público

 Centros culturais do IMS reabrem ao público

a partir de terça-feira (12/1)


As três sedes do Instituto Moreira Salles — IMS Paulista, IMS Rio e IMS Poços — retomam suas atividades na próxima terça-feira (12 de janeiro). Os centros culturais seguem funcionando com capacidade e horário reduzidos, de acordo com as recomendações das autoridades municipais e estaduais.


O uso de máscaras permanece obrigatório, assim como o distanciamento entre as pessoas, além de outras regras informadas abaixo. As visitas às sedes de São Paulo e do Rio de Janeiro precisam ser agendadas previamente via site. Para o IMS Poços, não é preciso fazer agendamento. Os protocolos têm o objetivo de manter a segurança de todas as pessoas — visitantes e funcionários — em um ambiente saudável e de cuidado coletivo. 


O IMS Paulista apresenta exposições de dois grandes nomes da fotografia: Miguel Rio Branco, exibida na galeria 3, e Maureen Bisilliat, na galeria 1. Também é possível apreciar a escultura Echo, de Richard Serra, e pesquisar na Biblioteca de Fotografia (agendamento necessário). 


A sede do Rio de Janeiro, por sua vez, abriga a Ocupação Eduardo Coutinho, mostra dedicada à obra do consagrado documentarista. O público pode ainda visitar o jardim do centro cultural carioca, projetado por Roberto Burle Marx. No IMS Poços, o destaque é a exposição Agora ou nunca – Devolução, de Maureen Bisilliat, também em cartaz no centro cultural paulista.


Neste momento, não serão realizadas visitas mediadas, sessões de cinema ou outros eventos presenciais nas três sedes. Orientadores de público estarão à disposição para esclarecer dúvidas. 


Exposições em cartaz


Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas

Visitação: até 16 de maio

Galeria 3

Entrada gratuita


O IMS Paulista apresenta exposição inédita de Miguel Rio Branco (1946), um dos nomes mais respeitados da fotografia brasileira contemporânea. A mostra revê a contribuição original do artista ao usar a fotografia como elemento básico de uma escrita visual, capaz de dar novos sentidos às imagens. Para isso, o artista revê seu arquivo de vida inteira, das raras imagens em preto em branco, capturadas na Nova York dos anos 1970, quando iniciava suas experimentações artísticas, até trabalhos recentes. A seleção reúne mais de 200 obras que investigam temas como a sexualidade, a violência, a dor e a solidão. A curadoria da mostra é de Rio Branco e Thyago Nogueira, coordenador da área de Fotografia Contemporânea do IMS.

.

Agora ou nunca – Devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat

Visitação: até 31 de janeiro

Galeria 1
Entrada gratuita


Maureen Bisilliat é uma das principais fotógrafas do país. Ao longo de sua trajetória, registrou as paisagens e contradições do Brasil. A partir da década de 1980, parou de fotografar profissionalmente e passou a se dedicar ao registro em vídeo. Esta exposição foca em sua produção audiovisual, reunindo vídeos realizados dos anos 1960 a 2018. As obras registram reencontros da fotógrafa, entrevistas, entre outros destaques. A seleção é da própria Bisilliat e de Rachel Rezende, do departamento de Fotografia do IMS.



IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

São Paulo


IMS RIO


Exposição em cartaz


Ocupação Eduardo Coutinho

Visitação: até 21 de fevereiro

Entrada gratuita


Concebida pelo Itaú Cultural, a exposição apresenta os principais aspectos da vida e obra de Eduardo Coutinho (1933-2014), um dos nomes mais importantes do documentário no Brasil, conhecido, sobretudo, por tensionar os limites entre realidade e ficção. A mostra reúne documentos, fotografias, roteiros e filmes, entre outros materiais que contam a trajetória do cineasta. A curadoria é da equipe do Itaú Cultural, formada pelos Núcleos de Audiovisual e Literatura e de Memória e Pesquisa, e do jornalista e pesquisador Carlos Alberto Mattos.


Jardins

O projeto arquitetônico da casa que abriga o IMS Rio, de Olavo Redig de Campos, dialoga com o paisagismo desenhado por Roberto Burle Marx. Os jardins do centro cultural convidam o visitante a percorrer as áreas externas da casa e descobrir a riqueza das plantas, unindo a natureza e a arte.



IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea

Rio de Janeiro