quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Exposição participativa “Arte Aproxima”










No dia 30 de outubro, o Museu Nacional de Belas Artes (MnBA) inaugura a exposição participativa “Arte Aproxima”, com obras dos artistas Ernesto Neto, Efraim Almeida, Priscila Fiszman, Emilia Estrada, Aline Gonet e da psicóloga Roberta Blatt, idealizadora do projeto, que tem o objetivo de familiarizar o público jovem com o mundo da arte, despertando trocas sensíveis e novas experiências. Com curadoria de Lisette Lagnado, será criado um circuito inédito integrado entre as obras contemporâneas e pinturas emblemáticas da história da arte pertencentes ao Museu, como “A Primeira Missa” (1948), de Cândido Portinari (1903-1962), e obras do século XIX, de artistas como Victor Meirelles (1832-1903) e Pedro Peres (1841-1923).
  
A exposição é aberta a crianças de todas as idades e será complementada com a participação do público. Os artistas e educadores estarão presentes na mostra e os trabalhos criados pelo público ao longo da exposição, através das atividades propostas e dos materiais disponíveis, ficarão expostos, integrando-se às obras existentes, como um grande tricô coletivo que será produzido pelo público e, ainda, uma estrutura a ser construída com tijolos contendo desenhos feitos pelas crianças. Ao longo da exposição, haverá, ainda, conversas com os artistas, a curadora e a idealizadora do projeto.

Exposição: Arte Aproxima


Período: de 30 de outubro até 30 de novembro de 2018
Museu Nacional de Belas Artes
Avenida Rio Branco, 199 – Centro






quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Mostra de Jean-Michel Basquiat chega ao Centro Cultural Banco do Brasil



JEAN-MICHEL BASQUIAT | Sem título [Untitled] (Bracco di Ferro), 1983 | Acrílica e tinta a óleo em bastão sobre tela com suportes de madeira | [Acrylic and oilstick on canvas with wood supports]183 x 183 cm | Copyright © The Estate of Jean-Michel Basquiat. Licensed by Artestar, New York.


Mostra de Jean-Michel Basquiat chega ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro de 12 de outubro de 2018 a 07 de janeiro de 2019, mais de 80 obras do pintor norte-americano estão em cartaz na maior exposição do artista já realizado na América Latina. A retrospectiva reúne pinturas, desenhos, gravuras e pratos pintados pelo jovem nova-iorquino que morreu aos 27 anos, vítima de overdose , teve produção marcante e até hoje exerce influência na cultura pop e que o visitante poderá conferir uma reunião inédita de quadros,

Amostra que o CCBB organizou é a maior exposição de Basquiat já realizada na América Latina e está em turnê pelas quatro unidades dos centros culturais do Banco do Brasil desde o início do ano. Sua passagem pelos CCBB de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte foi motivo de sucesso de público e de crítica, reunindo centenas de milhares de pessoas.

Com curadoria de PieterTjabbes, da ArtUnlimited, a retrospectiva deJean-Michel Basquiaté procedente da família Mugrabi, dona das maiores coleções de Basquiat e também de Andy Warhol – amigo e influência direta do pintor, com quem, inclusive, produziu inúmeras obras em parceria. 

Filho de imigrantes afro-caribenhos, o nova iorquino Jean-Michel Basquiat (1960-1988) foi, de acordo com PieterTjabbes, uma “personificação das transformações de sua cidade nas décadas de 1970 e 1980”. Sua técnica, inovadora para a época, mesclava sobre a tela elementos como colagens, cópias reprográficas, palavras e imagens da anatomia humanas – estas, inspiradas no livro Gray’sAnatomy, lido por Basquiat na infância, enquanto se recuperava de um acidente. O resultado, como sublinha Tjabbes, são “obras que refletem os ritmos, os sons e a vida urbana nova iorquina, sintetizando o discurso artístico, musical, literário e político da época”. 

EXPOSIÇÃO: Jean-Michel Basquiat 
LOCAL:| Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
                 Rua Primeiro de Março, 66 – Centro - RJ


JEAN-MICHEL BASQUIAT | Coelho vermelho [Red Rabbit], 1982 | Acrílica e tinta a óleo em bastão sobre tela [Acrylic and oilstick on canvas] | 162,6 x 175,3 cm | © Estate of Jean-Michel BasquiatLicensed by Artestar, New York.



JEAN-MICHEL BASQUIAT | Carros velhos [Old cars], 1981 | Acrílica, tinta a óleo em bastão e colagem de papel sobre tela | [Acrylic, oilstick and paper collage on canvas] 122 x 120 cm | Copyright © The Estate of Jean-Michel Basquiat. Licensed by Artestar, New York.


JEAN-MICHEL BASQUIAT | Preto [Black], 1986 | Acrílica, tinta a óleo em bastão, colagem de fotocópias e colagem de madeira sobre painel [Acrylic, oilstick, xerox collage and wood collage on panel] | 127 x 93 x 22 cm | Coleção particular [Private collection]


quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Em torno de Loio-Pérsio



Loio-Pérsio


Um dos maiores expoentes do abstracionismo informal, defensor da espontaneidade do gesto e da liberdade de expressão, o pintor Loio-Pérsio (1927-2004) é o personagem central da exposiçã“Em torno de Loio-Pérsio”,promovida pela Samba Galeria, até 28 de outubro. Para a exposição, o curador Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos selecionou obras de Loio-Pérsio e de 15 outros artistas, nos quais se identificam questões presentes na pintura de Loio-Pérsio, mas cujas respostas não se igualam.  


São 15 pinturas de Loio-Pérsio e cerca de 20 outras de Adriano de Aquino, Aluisio Carvão, Amelia Toledo, Arcangelo Ianelli, Celso Renato, Chico Fortunato, Décio Vieira, Frans Krajcberg, Gonçalo Ivo, João José Costa, Katie van Scherpenberg, Manfredo de Souzanetto, Marilia Gianetti, Ronaldo do Rego Macedo e Rubem Ludolf.


Loio-Pérsio é representado pela samba no Rio de Janeiro e pela Galeria Mapa em São Paulo.

EXPOSIÇÃO: EM TORNO DE LOIO-PÉRSIO
PERÍODO: até 28 de outubro de 2018
LOCAL: Samba Galeria (Fashion Mall – Estrada da Gávea 899, loja 218B – 2º piso)  F: + 55 21 3322 8289


Loio-Pérsio


Gonçalo Ivo


Manfredo de Souzanetto



Chico Fortunato


quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Casa Cor Rio 2018


Fachada - Ivan Rezende


Casa Cor Rio 2018 apresenta novas formas de morar e trabalhar 

A propriedade do Grupo Monteiro Aranha da família Monteiro de Carvalho,que fica na Glória, foi escolhida para o evento deste ano. São 4.200 metros quadrados de área, que incluem um prédio de dez andares, – onde a mostra ocupará seis -, uma casa em estilo colonial, além de um charmoso parque de 2.200 metros quadrados de área livre.

Em sua 28ª edição Casa Cor Rio apresenta as moradias da vida real do moderno coliving aos estúdios e apartamentos , além do sustentável Coworking. 

Casa Cor Rio está em sintonia com seu tempo. Amostra deste ano que acontece na glória de 18 de Setembro a 4 de Novembro apresenta novas formas de morar e trabalhar. Todos os ambientes temdo como fio condutor o tema A Casa Viva, que destaca a harmonia com a natureza, a convivência   e as memórias afetivas.

O evento organizado pela 3Plus apresenta, 42 espaços que variam de 20 m2  a 120 m2 produzidos por 72 profissionais.


Endereço: Ladeira de Nossa Sra., nº 163 - Glória, Rio de Janeiro 
Telefone: (21) 2512-2411


Vista Bistrô - Paula Neder


Suíte dos Filhos
Ketlein Amorim


Suíte do casal 
 Claudia Pimenta e Patricia Franco


Cozinha Alecrim 
 Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida

Sala da Descompressão
Carla Napolião, Aurora Grei e Andrea Eiras