quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Aniversariantes de agosto


Angela Loures Penna, Angela Loures Penna e Solange Matos Bevilacqua

Claudia Herbster, Ana Carvalho e Carminha Rosas


Este mês de agosto o Chá sem Chá foi um dos mais comemorados pois tinham muitas aniversariantes. O bolo delicioso com calda de chocolate foi soprado por c (dia 5), Angela Loures Penna (dia 11), Solange Matos Bevilacqua (dia 12), Carminha Rosas (dia 16), Claudia Herbster (dia 17) e Ana Carvalho (dia 21).  Foi uma tarde de muita confraternização e presentes.








A Menina que Sonhava com Bolinhas de Sabão e outras histórias...



Com mais de 20 anos de carreira desenvolvendo os materiais que utiliza em suas pinturas e esculturas, o artista carioca Walter Goldfarb apresenta na galeria Almacén Thebaldi a mostra “A Menina que Sonhava com Bolinhas de Sabão e outras histórias...”,  a partir de 30 de agosto.  São 12 pinturas e 18 assemblages que procuram materializar a singular identidade visual de seu trabalho. Para unir pintura e tear, o artista aplica processos complexos, utilizando lonas tingidas, agulhas, linhas, cristais e pedras preciosas, entre outros materiais. 

Apesar de ser essencialmente um pintor, Goldfarb faz pouco uso do pincel como ferramenta de trabalho. Suas obras são construídas com técnicas de tingimento em enormes tanques de lavagem e bordados feitos à mão, com fios retirados da própria lona da pintura. Outras práticas singulares à alquimia do artista são relevos em laca aplicados através de seringas e azinhavres na lona crua, a partir da decantação e da cura de pigmentos de ouro, cobre e prata; processos de ourivesaria e tatuagem na lona de pintura com uso do fogo.  

“As obras produzidas para esta exposição mostram uma composição visual que envolve muitas tramas, signos, cores, fragmentos de histórias infantis e mitos literários universais, alegorias e subjetividades, brincando com o passado e o presente através da mistura de técnicas e mesclas de grafismos e personagens reais, mitológicos e infantis”, explica o artista, que expõe caixas-objetos com lonas tingidas e fios de algodão, pinturas negras bordadas construídas com centenas de bastões de carvão e pedras preciosas e “Gobelins” bordados manualmente,  fazendo uma releitura da arte das tapeçarias industriais produzidas na França no século XVIII."

A MENINA QUE SONHAVA COM BOLINHAS DE SABÃO E OUTRAS HISTÓRIAS...
Período: 30 de agosto a 16 de setembro
Local: Avenida Ayrton Senna, 2150 CasaShopping - bloco G - lojas F e M - Barra da Tijuca. Rio de Janeiro





quarta-feira, 22 de agosto de 2018

IMPLANTAÇÃO









Morar Mais Rio




Comemoração de 15 anos Morar Mais por Menos Rio na Barra da Tijuca



O evento de decoração Morar Mais por menos – o chique que cabe no bolso acontece  em novo local no CasaShopping no dia 3 agosto  até o dia 9 de setembro. A locação será em um espaço de 2mil metros quadrados dentro do CasaShopping, na área de expansão, com vista panorâmica para a Lagoa da Tijuca.

São 50 ambientes assinados por arquitetos e designers de interiores que apresentam novidades do mercado de arquitetura e decoração, lançamentos, ideias, inspirações e novos usos de materiais do cotidiano para compor quartos, salas, cozinhas, banheiros e até apartamentos completos.


SALA E COZINHA DO CASAL - Erika Natario Meirelles


QUARTO DA EMPREENDEDORA 
 Millena Miranda e Beatryz Cordeiro


QUARTO DA FILHA - Camila Saavedra e Larissa Mogilewsky


SALA MULTIFUNCIONAL DO CARIOCA – Avner Posner


SALA DA PRIMAVERA – Livia Quintella


ESPAÇO SERRA – Laura Taquechel e Cora Mader


quarta-feira, 15 de agosto de 2018

PiPPIN - Musical





Quem gosta de assistir a um bom espetáculo essa é uma boa oportunidade de ver "Pippin", uma produção de nível internacional, da dupla Charles Moeller & Cláudio Botelho, no Teatro Clara Nunes no Shopping da Gávea. Essa nova montagem da dupla conta com lindos figurinos e coreografias num elenco muito afinado de atores que cantam e fazem acrobacias proporcionando  momentos de prazer indescritível. Com destaque para as interpretações de Totia Meirelles (Mestre de Cerimônia), Nicette Bruno (Avó), Jonas Bloch (Carlos Magno). Cristiana Pompeu (Catarina) e Felipe de Carolis (Pippin) e o grande elenco da peça.


Yolanda Simões Atherino e Beatriz Borja Veiga






quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Alan Fontes – Exposição Nacional







Luciana Caravello Arte Contemporânea inaugurou, no dia 7 de agosto, a mostra “Exposição Nacional”, do artista Alan Fontes, com obras que abordam as transformações no espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro. Para realizar os trabalhos, o artista mergulhou nos relatos documentais da “Exposição Nacional do Rio de Janeiro”, realizada em 1908, em comemoração ao 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil, que tinha a intenção de mostrar a então nova capital federal – urbanizada pelo prefeito Francisco Pereira Passos e saneada por Oswaldo Cruz – para as autoridades nacionais e estrangeiras.

Serão apresentadas nove pinturas, em óleo e encáustica sobre tela, e quatro livros-objetos, em óleo e afresco sobre concreto, em que o artista dá continuidade ao projeto iniciado há três anos, em que pesquisa o espaço urbano do Rio de Janeiro, trabalhando nas lacunas de uma memória em constante mutação. 

Alan Fontes apresenta obras inéditas, que serão divididas em três módulos: No primeiro, estarão pinturas que representam alguns dos palácios e pavilhões que fizeram parte da “Exposição Nacional”, de 1908, e dos quais só existem limitados registros fotográficos. As pinturas expressionistas reconstituem os prédios imersos em ruídos análogos aos que estão envoltos as lembranças e os documentos já desgastados pelo tempo.

O segundo módulo reúne pinturas da série “Black Lands”, que “situam os prédios da época em espécies de oceanos negros que simbolizariam um espaço poético da memória.  Algumas destas pinturas foram expostas este ano na semana de arte de Nova York, em projeto solo do artista na feira VOLTA.

O terceiro módulo é composto por livros-objeto de concreto, que servem como suporte para pequenas pinturas afresco compostas a partir de imagens do evento de 1908.


Exposição: de 8 de agosto a 6 de setembro de 2018
Luciana Caravello Arte Contemporânea
Rua Barão de Jaguaripe, 387 - Ipanema
Telefone: (21) 2523.4696






quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Miri Felix e Sandra Mazzini




      A Galeria Mercedes Viegas na Gávea no Rio, apresenta a exposição de  Miri Felix e Sandra Mazzini de 2 a 29 de agosto.  
   
     Nas obras de Miri Felix aborda o tema: argila e o ovo. Ambos estão nos primórdios da vida mineral e animal. A intuição artística de Miri Félix toca com as mãos essa relação ancestral.
     É na argila mais o fogo que as substâncias nutritivas foram inicialmente elaboradas pelo homem. Já o ovo é o alimento primitivo, puro, ingerido até mesmo cru. Assim ele comparece em várias formas, inclusive na enfática cor amarela de um dos trabalhos, onde se instala e se derrama.    
     Mas é, sobretudo, da imaginação que vão surgir as formas e cores apresentadas nesta exposição. Assim, ao lado do óbvio, tem-se o surreal, como na escultura em que uma cabeça sustenta múltiplos seres imaginários, idem daquela imagem invisível que alicerça cabeça e corpo, bem como a que irrompe da mão em que repousa uma variedade de olhos, sugerindo a multiplicidade de visões.

     No trabalho de Sandra Mazzini, o que primeiro chama atenção é a presença de uma espécie de grade geométrica organizando a superfície de paisagens tropicais. Vemos plantas e rios através de quadrados ou retângulos. Porém, o que poderia artificializar e embaçar ainda mais os trópicos já banalizados, desacelera a experiência pictórica (como faz a lupa ou mesmo o microscópio), e permite a essas imagens de origem fotográfica uma contemplação própria a pintura.