quarta-feira, 11 de abril de 2018

Ronald Duarte – Bambuzal





Será inaugurado no dia 17 de abril na Artur Fidalgo Galeria, em Copacabana, a exposição “Ronald Duarte – Bambuzal”, com uma grande instalação composta por diversos bambus e 19 pinturas em óleo sobre tela, que se relacionam com a instalação. Todos os trabalhos são inéditos e foram produzidos este ano especialmente para esta exposição.  
Com curadoria de José Damasceno, a exposição é uma ocupação espacial da galeria a partir de um único material: o bambu. Por todo o espaço expositivo, o material distribui-se em diferentes formas, onde cria-se uma grande instalação com bambus que se organizam segundo o jogo entre ordem e desordem produzindo novos espaços. Deparamo-nos, então, com esse bambuzal inventado, esse bambuzal experimental. Espaço de liberdade e convívio. A escolha do material foi proposital: “Bambus vêm da ideia de resistência, que enverga, mas não quebra, como o momento atual que vivemos”, diz o artista. 
Completa a mostra uma série de pinturas da série inédita “Bambuzal”, que faz parte de uma pesquisa que o artista vem desenvolvendo desde 2015, em que imprime o gesto através de um bastão a óleo sobre a tela, configurando energias das transversalidades e atravessamentos no espaço. As obras da série “Bambuzal”foram feitas utilizando bastão paintstick, dado de presente para o artista pelo escultor norte-americano Richard Serra (San Francisco, 1938), em 1997, quando realizou exposição no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. Ronald Duarte foi assistente do artista nessa mostra e, após produzir os trabalhos com esse bastão oleoso, Serra o deu de presente para Ronald, que agora, mais de 20 anos depois, cria os desenhos em que representa bambus com esse mesmo bastão. 

Exposição: Ronald Duarte - Bambuzal
Período: 18 de abril até 17 de maio de 2018 
Artur Fidalgo Galeria
Rua Siqueira Campos, 143 - loja 1 - 2º piso 
Copacabana - Rio de Janeiro






quarta-feira, 4 de abril de 2018

Exposição 5 + 5




Hoje 4 de abril começam as comemorações dos dez anos do novo espaço que Anita Schwartz  inaugurou na Gávea. Foi criado um novo patamar no circuito da arte, ao construir um prédio de três andares especificamente para ser uma galeria de arte contemporânea. Destacam-se um grande salão com mais de sete metros de altura e 200 metros quadrados, o "cubão branco", e um contêiner no terraço,  usados pelos artistas para exibição de vídeos e instalações. Outras inovações trazidas ao circuito de arte a partir da galeria foram a realização de exposições institucionais (de que Nuno Ramos é o exemplo mais emblemático), conversas abertas sobre arte, programa de mostras de jovens artistas, e, é claro, introduzir o biscoito Globo nos vernissages! Ela integrou SP Arte e ArtRio desde o início, participa de feiras internacionais desde 2008, divulgando seus artistas no exterior. 

Lenora de Barros


Luiza Baldan


Nuno Ramos


Palatnik


Rocha de Gritos 


Wanda Pimentel

Exposição “5 + 5”
Período: 05 de abril a 06 de junho de 2018
Anita Schwartz Galeria de Arte, Rio
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, 2247
Telefones: 21.2274.3873 e 2540.6446

Exposição de esculturas - Trio Bienal, no Jardim Botânico do Rio

Germinação - de Kaka Versiani


Paisagem possível - Ivani Pedrosa

Perto do coração selvagem - Pietrina Checcacci

Cronus - Mão do equilíbrio -  Pietrina Checcacci

Iris 2017 - O homem e a natureza - BB Schmitt

Esperança enforcada - Marcelo Lago

Expansão, Convexo e Corte - Anna Paola Protásio


Caminho inverso - Gustavo Prado

Colares - Adriana Tabalipa