quarta-feira, 21 de março de 2018

Pavê da Mara




Receita do pavê

Ingredientes

3 pacotes de biscoitos maizena
1 manteiga s/sal
6 gemas
500ml de creme de leite fresco


Modo de fazer

Bater a manteiga com o açúcar
depois as gemas
por ultimo o creme de leite

Forrar a forma com os biscoitos colocar um pouco de creme outra camada de biscoito, mais creme a ultima camada é de biscoitos.
Por para gelar no dia seguinte cobrir c doce de leite e cobrir com biscoitos moídos.

Suzana Queiroga - Miradouro






Será inaugurada no dia 21 de março, a exposição Miradouro, com obras recentes e inéditas da artista plástica Suzana Queiroga, que ocuparão três salas do segundo andar do Paço Imperial, no Rio de Janeiro, em uma área total de 300 m2. Com curadoria de Raphael Fonseca, serão apresentados cerca de quinze trabalhos em grandes dimensões, dentre pinturas, esculturas, instalações e vídeos, que mostram a pesquisa da artista sobre o tempo, a paisagem e a cartografia. A exposição também terá uma parte documental, com diversos estudos, mapas, pesquisas e o processo de trabalho da artista no ateliê. A mostra comemora os dez anos do projeto “Velofluxo”, em que a pesquisa de Queiroga sobre a cartografia, as cidades, os fluxos e o tempo, culminou com voos no balão Velofluxo, criado pela artista, em que a experiência do voo foi compartilhada com o público no CCBB de Brasília, em 2008. Para este ano, a artista também tem uma exposição programada na Cassia Bomeny Galeria, em Ipanema. 

As obras da exposição se relacionam entre si e o percurso da mostra foi criado de forma a aproximar o público. Logo na entrada, estará uma grande pintura redonda, de 1,5m de diâmetro, em óleo sobre tela, com veios em tons de azul, verde e laranja, que representam os fluxos. Nesta mesma sala, haverá desenhos e sketches, montados sobre a parede, sem moldura, trazendo um pouco da atmosfera do ateliê da artista para o museu. 

Exposição: Suzana Queiroga - Miradouro
Período: 22 de março a 27 de maio de 2018
Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro - Rio de Janeiro







quarta-feira, 14 de março de 2018

OVO de Páscoa by Roberto





INGREDIENTES

1 kg de chocolate ao leite, ou meio amargo, ou blend de boa qualidade
Formas para ovos no tamanho que desejar


PREPARO

Derreta o chocolate em banho-maria
A água do banho-maria deve ser desligada assim que levantar a fervura pois a temperatura do chocolate derretido não pode ultrapassar 45°C
Deixar 1/3 do chocolate reservado
Derreta o restante
Acrescentar 1/3 do chocolate que ficou reservado  
Colocar na bancada de mármore e passar a espátula para esfriar  até que ao colocar um pouco nos lábios sentir o chocolate frio
Coloque chocolate nas formas, distribua por toda ela
Vire para escorrer o excesso
Leve para gelar virado sobre papel manteiga
Se a camada ficar fina faça mais uma camada de chocolate

Desenforme e decore como quiser

Vicente de Mello – Monolux







O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro inaugura no próximo dia 17 de março de 2018, a exposição “Monolux”, com 28 obras inéditas do fotógrafo Vicente de Mello. Com curadoria do poeta Eucanaã Ferraz, a mostra reúne fotogramas, “imagens singulares, simples impressões construídas pela velatura da luz direta que ocorre pelo contato de objetos sobre a superfície do papel fotográfico”. “Vicente de Mello retoma o procedimento, dando a ele um caráter pessoal. Em vez de arranjos estritamente formais ou de avizinhamentos aleatórios, cria “relâmpagos narrativos”. Iluminações. Imagens que, não sendo literárias, ou literais, guardam fragmentos narrativos em sua origem, reduzidas ao mínimo, à condição de peças de um jogo. Especificamente, de um jogo da memória”, observa o artista.
Fotógrafo educado a “reconhecer o ato fotográfico como uma ação de foro pessoal, autoral, profissional, da procura da imagem perfeita, singular, carregada de significados implícitos”, Vicente de Mello conta que buscou entender e lidar com esta nova situação, em que a tecnologia “esgarçou no século 21 as fronteiras da captação e da pluralidade de imagens”.
Vicente de Mello reconhece que ao reproduzir digitalmente as imagens dos fotogramas, e elas forem lançadas nas redes, “todo mundo terá acesso, enquanto o original não poderá ser duplicado”. “Para conhecer o original será preciso que o olho humano esteja em frente a ele”, diz.
O título da exposição, “Monolux”, vem da lembrança de Vicente de Mello do nome de um telescópio japonês de uso amador dos anos 1970, e “pelo fato físico de que, para imprimir os fotogramas, uma única fonte de luz é utilizada: a lâmpada da cabeça do ampliador”.
O artista explica que os materiais utilizados têm uma relação particular entre si: “vieram das minhas coleções de madeira, de itens fotográficos, de coisinhas acumuladas que achei na rua, que comprei no mercado de pulgas, de objetos de uso doméstico e as que criei, exclusivamente, para configurarem como formas reconhecíveis”.

Exposição: Vicente de Mello – Monolux 
Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo – Rio de Janeiro 
Período: 18 de março até 17 de junho de 2018 






quarta-feira, 7 de março de 2018

Duas exposições em Ipanema




A Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea inaugurou, a temporada de 2018 com as exposições: "Young Male: Fotografias de Alair Gomes" e “Um segredo é a palavra viva entre uma boca e um ouvido”, do artista paulistano Nazareno.

Foto de Alair Gomes

A mostra de Alair Gomes conta com 40 obras do fotógrafo, que nasceu em 1921 e faleceu em 1992. Pela primeira vez será realizada uma mostra individual do artista em Ipanema, bairro onde ele morou a maior parte de sua vida e que foi cenário de quase a totalidade de sua obra. Curadoria de Eder Chiodetto, serão apresentadas fotografias pertencentes à coleção de Robson Phoenix, feitas ao longo de 20 anos, entre 1960 e 1980, que mostram corpos masculinos, jovens e belos, os "young males" como se referia AlairGomes em seus diários. A exposição foi apresentada com grande sucesso no ano passado na Casa Triângulo, em São Paulo.  


Obra de Nazareno


O artista paulistano Nazareno apresenta 16 obras, que giram em torno da palavra segredo e de seus significados, desde a noção básica aplicada ao senso comum até outras tradições. Serão apresentadas quatro obras tridimensionais e 12 desenhos sobre diversos suportes, como madrepérola, couro, papel, madeira, entre outros.Todos os trabalhos são inéditos e foram produzidos este ano especialmente para esta exposição. O objetivo do artista é fazer com que o público reflita sobre a questão do segredo, que acompanha a humanidade desde a infância, chegando até a vida adulta e velhice. “As obras funcionam como passagens, tais como os segredos que uma vez revelados desencadeiam inúmeras possibilidades, são trabalhos onde nada se faz aparente e que de fato dependem da ativação do expectador atento”, afirma o artista.

Exposições: Young Male: Fotografias de Alair Gomes e
                     Nazareno - Um segredo é a palavra viva 
                                        entre uma boca e um ouvido
Período: 7 de março a 7 de abril de 2018
Classificação: 18 anos
Luciana Caravello Arte Contemporânea
Rua Barão de Jaguaripe, 387 - Ipanema