quarta-feira, 31 de julho de 2019

Japão, sua capital e seus filmes








Será inaugurada no dia 06 de agosto na CAIXA Cultural Rio de Janeiro a exposição fotográfica que retrata o passado e presente de Tóquio, a megalópole que atrai tantos olhares. Uma parceria do Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro e a Fundação Japão.

A exposição itinerante TÓQUIO ANTES/DEPOIS é composta por mais de oitenta obras representativas da cidade nos anos 1930 a 1940 em contraste com a década de 2010. Sob curadoria do crítico de fotografia Kotaro Iizawa, a mostra se propõe a aprofundar o interesse do público sobre a cidade e suas diversas faces através de fotografias registradas em épocas e ângulos distintos. Tendo em vista os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, esta é uma oportunidade única para conhecer a história da capital japonesa e vê-la pelas lentes de um renomado grupo de fotógrafos.




Exposição:  Japão, sua capital e seus filmes
Local: Caixa Cultural - Av. Alm. Barroso, 25 - Centro, Rio de Janeiro

Centro Cultural e Informativo do
Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro
Elisa Celino - Assessora Cultural
(21) 2240-2383 ramal 119






A Galeria Mercedes Viegas apresenta “Estrada nebulosa sem olhos de gato”, segunda individual de Elvis Almeida na galeria. A exposição reúne 15 pinturas inéditas do artista, e tem sua abertura no dia 6 de agosto. “Estrada” seguirá aberta ao público até o dia 6 de setembro; de segunda a sexta, das 11 às 19 horas. O texto crítico é assinado pelo curador mexicano Pablo León de la Barra.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

“Linha de Montagem” - Bruno Lins






A Exposição “Linha de Montagem” de Bruno Lins acontece no próximo dia 17 de julho, no Centro Cultural Correios, com curadoria de Carlos Bertão e design expográfico de Alê Teixeira. Flyers, convites, revistas antigas, embalagens. Não importa a origem, nas mãos do artista plástico Bruno Lins, qualquer micro pedacinho de papel colorido vira arte. Às vezes, em colagens num formato tão pequeno que cabem na palma da mão. Outras, em pinturas sobre tela de dimensões bem maiores. É esse panorama de suas pesquisas com técnicas de colagem e sua relação com a pintura abstrata que o artista apresenta.

O nome “Linha de Montagem” se refere não só a um modus operandis sequencial de produção - como no caso das colagens de pequenos formatos -, mas como uma linha que surge de um diário de anotações gráficas e registros de cores, separando planos, formando um jogo geométrico de equilíbrio entre o aleatório e o controle.

Linha de Montagem
Período: de 18 de julho a 25 de agosto de 2019
Local : Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20/ 3º andar – sala B. Centro.