Mais um espaço cultural foi inaugurado ao público desde o dia 28 de abril - o Instituto Casa Roberto Marinho, no bairro de Cosme Velho (RJ) e local de residência por mais de 60 anos do jornalista e proprietário das Organizações Globo. Esta magnífica casa exibe a coleção de arte de mais de 1400 peças pertencentes à família Marinho, além de abrigar exposições temporárias e uma agenda de cursos e oficinas, além de uma pequena livraria e um café.
A exposição de estreia reúne 124 obras de dez artistas modernistas, como Candido Portinari, Lasar Segall, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. No jardim projetado por Burle Marx, destaque para as esculturas de Bruno Giorgi, Raul Mourão, Carlos Vergara, entre outros.
O Solar do Cosme Velho é uma construção colonial datada de 1939 que teve o interior todo adaptado para mostrar a valiosa pinacoteca de Roberto Marinho. No salão principal permaneceu o antigo piano de cauda Steinway. Esta estrutura foi idealizada pelo arquiteto e antropólogo Lauro Cavalcanti, diretor do Instituto. Os jardins com espécies de mata Atlântica e esculturas, foi o primeiro feito por Burle Marx para uma casa particular.
O Instituto Casa Roberto Marinho fica na rua Cosme Velho, 1105, no Rio de Janeiro e funciona de terça a domingo, das 12h às 18h. O ingresso custa R$ 10.
Flora e fauna - Portinari
Fotos de Claudio Gomes