quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

“Laços” - Exposição na Gávea




Será inaugurada no próximo dia 10 de janeiro de 2018,  a exposição “Laços – Marcela Flórido" na Anita Schwartz Galeria de Arte, com pinturas inéditas em grande formato da artista carioca, nascida em 1988, e baseada em Nova York.  Esta é a primeira individual da artista na galeria, que há dez anos saiu do Brasil para estudar em Londres, e depois se radicou em Nova York, após dois anos de mestrado em pintura na Universidade de Yale. Com cores fortes e vibrantes, ela discute o papel da mulher, o afeto e o tabu da figuração na arte contemporânea brasileira. Junto com a exposição “Laços”, Marcela Flórido desdobra sua pesquisa fazendo uma curadoria de uma programação no contêiner do terraço da galeria, com vídeos de artistas mulheres de diferentes países. Três artistas, assim como Marcela Flórido, vivem e trabalham em Nova York: Florência Escudero (1987, Argentina) escultora, fotógrafa e videoartista; Cindy Ji Hye Kim (1990, Coréia do Sul), pintora e videoartista; e Kate Ruggeri (1988, Washington, D.C.), artista, curadora e engenheira de informática. As outras duas são as cariocas Katia Maciel, artista, cineasta e poeta; e Anna Costa e Silva (1988), artista e cineasta. Marcela Flórido selecionou um vídeo de cada artista, que integrará uma sequência exibida em loop.

Junto à exposição “Laços”, Marcela Flórido faz a curadoria de cinco vídeos exibidos em loop no contêiner do terraço da Anita Schwartz Galeria de Arte, de modo a expandir para esta linguagem as questões contidas em suas pinturas em exibição, propondo um diálogo entre cinco artistas de diferentes países. 









quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Comemoração na Fonte da Saudade




Marlene, Rosa, |Alis, Jussara, Patrícia (em pé), 
Renata, Helena e Yolanda

Nossa professora Renata



Na terça-feira, 19 de dezembro, eu e algumas amigas da hidroterapia da Stella Torreão (das terças e quintas), comemoramos o final de ano num restaurante na Fonte da Saudade. O grupo formado por Marlene, Rosa, Alis (cuidadora muito gentil da Rosa), Jussara, Helena e eu, homenageamos a nossa muito eficiente e querida professora Renata, num agradável almoço com muito bate-papo. Patrícia, a supervisora, deu uma passada para nos encontrar, mas teve que sair por ter outro compromisso já agendado. A ideia deu tão certo que repetiremos ano que vem ou em alguma outra data comemorativa!



quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Lucio Salvatore – Metaelementi





O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro inaugura no próximo dia 9 de dezembro de 2017 a exposição “Metaelementi”, que reúne trabalhos emblemáticos e inéditos do artista Lucio Salvatore, como instalações, vídeos, fotografias e pinturas, produzidas entre 2004 até os dias de hoje. Com curadoria de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes, “Metaelementi” (metaelementos, em português) apresenta obras “ontológicas, que partem dos elementos da natureza – identificados pelos filósofos pré-socráticos como princípios do universo – para transcendê-los a partir de contextos socioeconômicos e políticos, sempre centrais nas obras do artista”, explica o curador. “A poética de Salvatore explora o ‘humanismo’ dos elementos dentro das dinâmicas da produção industrial, tecnológica, da disputa de poder e da própria arte”, explica Fernando Cocchiarale. Devido aos incêndios criminosos que devastaram em 2004 o sul da Itália, na região onde o artista tem seu ateliê, inspirou Lucio Salvatore apresentar a série “Combustioni” (2004), que usa o fogo como um dos temas. Dentre outros trabalhos recentes, destaca-se a obra “É Pão É Pedra” (2017), que traz seu título inscrito repetidamente sobre uma fôrma de pão recheado de pedras, unindo o visível e o invisível, colocados em referências circulares”, afirma o curador. O vídeo “The Road Ahead” (2004-2017), de quatro minutos, traz registros desses incêndios.
A mostra apresenta obras inéditas como “Apagões – Amnésias” (2004-2017), além de obras como “Post-Ar” (2016); “Quadrado Preto” (2014-2017); entre outras.

Exposição: Lucio Salvatore – Metaelementi
Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
[Espaço 2.3, segundo andar]
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo – Rio de Janeiro 
Período: de 10 de dezembro de 2017 até 25 de fevereiro de 2018