quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Livro Charlotte





Quando comecei a ler não conhecia a artista. Que surpresa agradável! Agradeço ao escritor por ter me ajudado a descobri-la .
Ainda estou em estado de choque com a beleza e emoção do texto, uma mistura de poesia e prosa. O autor encontra as palavras certas para falar sobre herança familiar, sofrimento, guerra...

Chá sem Chá no Carnaval



Yolanda e Biá

Não me leve a mal , mas é Carnaval!

Este foi um encontro com espírito carnavalesco, uma deliciosa reunião de amigas mascaradas e enfeitadas a pretexto do Rei Momo. Uma tarde muito divertida.

Aida Assunção (nossa amiga médica)


Sandra Barroca (fashion)


Yolanda e Veran(Gerente do Café Severino da Argumento)


Grupo Chá sem Chá




quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Instalação de Elvis Almeida no Projeto Tech-Nô





       Composição de 13 metros de largura estará na área externa do centro cultural no Flamengo 


O Oi Futuro apresenta, a partir do dia 6 de fevereiro, a intervenção “O Cotidiano das estruturas familiares”, do artista Elvis Almeida. O trabalho faz parte do Projeto Tech-Nô, que transforma a vitrine externa do Oi Futuro no Flamengo em suporte permanente para intervenções artísticas, com curadoria de Alberto Saraiva. A instalação de Elvis Almeida fica em cartaz até 9 de abril de 2017. Inspirado em cartazes de shows, panfletos e outros impressos distribuídos pela cidade, o artista apresenta uma composição com materiais de papelaria. “Esse trabalho é um exercício que procura criar uma composição que flerte com as colagens feitas por Henri Matisse, os ukiyo-ê do período Edo e o delirante espaço urbano”, diz Elvis Almeida, fazendo referência às gravuras japonesas que retratam o cotidiano de lutadores de sumô, gueixas e atores de teatroO trabalho reflete o interesse do artista pela sabedoria doméstica, “aquele saber ensinado ao pé do ouvido, particularmente no balcão da lojinha, discutido na mesa de bar e eternizado em tutoriais no youtube”, conta ele.


Exposição
Oi Futuro – área externa
(Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo)
De 6 de fevereiro a 9 de abril de 2017
Terça a domingo, 11h às 20h





quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Pizza de liquidificador




Ingredientes

1½ xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de sal
1 ovo
1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e despeje em fôrma redonda (30cm) untada e com farinha. Alise para nivelar a superfície e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por 20 a 25 minutos. As bordas devem estar levemente coradas e soltando das laterais da fôrma. Tire e espalhe molho de tomate e recheio de sua preferência  como: calabresa, alice. champignon, presunto, cebola, mussarela, tomates e azeitonas. Polvilhe bastante orégano e regue com um fio de azeite.
Leve de volta ao forno por mais 15 minutos e sirva em seguida.
Assim está pronta essa rápida e saborosa pizza!!!


João Farkas na Galeria Marcelo Guarnieri







João Farkas na Galeria Marcelo Guarnieri

Fotógrafo e pesquisador da cultura popular, o artista apresentará uma série de fotografias sobre o carnaval



A Galeria Marcelo Guarnieri, em Ipanema, inaugura, no dia 9 de fevereiro de 2017, a exposiçãoSérie Azul - Caretas de Maragojipe”, com uma série de trinta fotografias sobre carnaval feitas por João Farkas (São Paulo, 1955), em Maragojipe, pequena cidade no recôncavo baiano. Filho do também fotógrafo Thomaz Farkas (1924-2011), as obras de João integram importantes coleções no Brasil e no exterior. A pesquisa começou há três anos, quando João Farkas conheceu a tradicional festa de carnaval de Maragojipe, que recebeu o título de Patrimônio Imaterial do Estado, por manter, até hoje, a tradição centenária dos “caretas”, pessoas que se fantasiam com roupas coloridas e máscaras de pano que cobrem todo o rosto, com duas grandes orelhas pontudas para o alto. “Essa era a forma das pessoas curtirem o carnaval incógnitas. Esta maneira de brincar o carnaval acontecia em toda a Bahia, há registros em Salvador, mas com o tempo a tradição foi se perdendo e só se manteve nessa pequena cidade do recôncavo baiano”, conta João Farkas, que em seu trabalho pesquisa a cultura popular, já tendo lançado livros sobre a cidade de Trancoso e sobre a Ocupação da Amazônia. João Farkas ressalta que as fotografias que serão apresentadas na exposição “registram o carnaval popular em toda exuberância criativa, que é própria do brasileiro em geral e dos baianos especialmente”. Nas fotos, os “caretas” aparecem em um fundo azul, que foi descoberto pelo fotógrafo na cidade. O muro, de um azul intenso, virou uma espécie de estúdo fotógrafico, onde ele registrou os “caretas” que passavam durante o carnaval. Por isso, a série foi intitulada “Caretas de Maragojipe - Série Azul”. As fotos, que medem 60cmX40cm cada, são impressões digitais de altíssima qualidade em jato de tinta, sobre alumínio, garantindo sua permanência e conservação. Com um aspecto visual riquíssimo, o que chama a atenção de João Farkas é que “essa tradição é o reconhecimento de que criatividade e arte não são privilégio dos ‘artistas’ mas são características universais latentes em todos os seres humanos".De acordo com o curador Diógenes Moura: "este trabalho mostra uma tradição popular registrada anteriormente por fotógrafos como Pierre Verger e Marcel Gotherot, mas agora resignificada pelas informações culturais contemporâneas sem perder suas raízes”. O também curador Paulo Herkenhoff considera que "esta Série Azul sintetiza a expressão da cor do século XXI”.


Exposição: Série Azul - Caretas de Maragojipe
Abertura: 9 de fevereiro de 2017, às 19h
Exposição: até 11 de março de 2017
Galeria Marcelo Guarnieri, Rio de Janeiro
Rua Teixeira de Melo, 31 – lojas C/D
Rio de Janeiro – RJ – Brasil
De segunda a sexta, das 11h às 18h
Sábado, das 11h às 15h








quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Aniversariantes de Janeiro


Sandra e Lucila


O mês de janeiro é o mês de férias onde grande parte das pessoas viajam com a família para curtir o verão como Angra, Búzios, Floripa, Trancoso, e várias praias do nosso litoral. Outros preferem as regiões serranas como Petrópolis, Teresópolis, Campos do Jordão, Gramado, etc.  Por isso o nosso grupo "Chá sem Chá" resolveu comemorar as aniversariantes de janeiro: Lucila Zarzanello (dia 01) e Sandra Barroca (dia 07) no dia 26. Parabéns a a dupla e que continuemos sempre a festejar a todas participantes do grupo.

Arlene São Clemente


As amigas


Solar abre a temporada de exposições do ano da Mul.ti.plo Espaço Arte


Carlos Vergara

Gabriela Machado


A Mul.ti.plo Espaço Arte abre a sua programação do ano,  a partir de 4 de fevereiro no Leblon,  com a mostra SOLAR -  que reúne trabalhos de Carlos Vergara, Gabriela Machado, Eduardo Sued, Miguel do Rio Branco,  José Pedro Croft, Isidora Gajic, Paulo Monteiro e Renata Tassinari. “Uma exposição diurna, de uma arte que pulsa e que, em nenhum momento, está adormecida”, afirma Maneco Muller, consultor de arte da Mul.ti.plo. Dentre as peças que integram a mostra, estão:   fotografias de Isidora Gajic  que flagram o mar, o fogo e o crepúsculo matinal (um entreluz em que luzes e cores cismam em não se apagar); múltiplo super exclusivo de vidro translúcido de Miguel do Rio Branco que será lançado nesta exposição (tiragem de 10) e outro de acrílico de Renata Tassinari;  pinturas de Gabriela Machado em que as cores explodem sobre o papel; telas do mestre das cores, Eduardo Sued,  e de Paulo Monteiro; desenho de José Pedro Croft que parece uma imagem  feita de tramas superpostas mas, na realidade, são recortes que provocam uma ilusão de rebatimento de fresta e luz.

Exposição: Solar
Vernissage: dia 4 de fevereiro das 13h às 17h
Quando: 4 de fevereiro a 11 de março de 2017
Onde: Mul.ti.plo Espaço Arte - Dias Ferreira, 417/206. Leblon


Isidora Gajic

José Pedro Croft